Escola Básica de Olhão conquista 3º lugar no Programa Escola Missão Continente

A Escola Básica criou o projeto “De mãos dadas por lanches saudáveis!” com o objetivo de melhorar a qualidade dos lanches

A Escola Básica José Carlos da Maia, de Olhão, ficou em 3º lugar no Desafio anual do Programa Escola Missão Continente, realizado em Lisboa, cujo prémio foi de 500 euros em material lúdico-pedagógico e desportivo.

No desafio atribuiu-se o 1.º lugar à Escola Básica de Pégada, de Guimarães e o 2º lugar à Escola Básica de Francelos, de Vila Nova de Gaia.

O desafio das escolas era serem «verdadeiros solucionadores» de um problema identificado no seu ambiente de proximidade (turma, escola, comunidade mais alargada ou até em casa), com base num dos três principais pilares temáticos da Escola Missão Continente – alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo.

A turma do 1.º C, da Escola Básica José Carlos da Maia, criou o projeto “De mãos dadas por lanches saudáveis!” com o objetivo de melhorar a qualidade dos lanches, ao promover a inclusão de frutas e hortícolas na alimentação, e a redução de rebuçados ou gomas.

Os embaixadores Jéssica Silva, Filipa Gomes e Francisco Garcia estiveram no evento no qual marcou o final do programa Escola Missão Continente 2021/22.

As escolas finalistas apresentaram os projetos finais aos elementos do júri: Rita Barrocas, da Missão Continente, Helena Gil da Direção Geral de Educação, Joana Baleia, do CEIDSS (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde), Rui Mascarenhas, da Federação Portuguesa de Futebol, Nathalie Ballan, da Sair da Casca, e André Mateus, da MOSSA.

Os júris avaliaram em função dos conteúdos, envolvimento das crianças, originalidade, criatividade, multidisciplinaridade, apresentação e votos do público,  a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, ao privilegiar o envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.

Esta 6.ª edição do programa Escola Missão Continente, que já abrangia o 1º CEB desde 2016, foi alargado ao Pré-Escolar e ao 2º CEB. Do 1º CEB inscreveram-se um total de 557 escolas (57.232 alunos), mais 28% em comparação com o ano passado, o Pré-escolar ficou representado por 109 escolas (4.365 alunos), e do 2º CEB participam 56 escolas (9.107 alunos).

«O Programa Educativo do Continente pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno», refere a Missão Continente.

 



Comentários

pub