Diogo Piçarra, Dino d’Santiago, The Gift e muito mais no “Verão em Tavira”

Tavira volta a ter um vasto programa de animação nos meses de Verão

Muita música, feiras, entre as quais a da Dieta Mediterrânica, teatro, animação e exposições vão animar o “Verã0 em Tavira” a partir de sexta-feira, dia 1 de Julho, e até ao final de Setembro.

Diogo Piçarra, Dino d´Santiago, The Gift, Rita Redshoes, MARO, Noiserv, Alma Nuestra de Salvador Sobral e Victor Zamora e Bruno Pernadas são alguns dos nomes que vão atuar em diferentes palcos, em Julho, Agosto e Setembro.

Apesar da música ocupar um lugar de destaque nesta que é já a 20ª edição do programa “Verão em Tavira”, é com teatro que a festa começa.

Entre os dias 1 e 17 de Julho, decorre o Cenas de Rua – XVI Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira, que regressa após dois anos de interregno.

«Da programação fazem parte propostas artísticas de França, Espanha e Portugal com espetáculos, nas áreas da dança, do teatro, circo contemporâneo e novo circo, poesia, humor, clown, marionetas, cinema, música, multidisciplinar, a terem lugar, em diversos locais da cidade, e de acesso gratuito», segundo a Câmara de Tavira.

 

Cenas de Rua – Imagem de Arquivo

 

Na sexta-feira também começam as  Mostras de Artesanato, numa organização das associações locais de Tavira (ASTA, Almadrava e Albacora) que decorrem até 2 de Outubro, das 19h00 à meia-noite, na Praça Dr. António Padinha (Jardim da Alagoa – segundas, terças e quartas) e no Jardim das Palmeiras (sextas, sábados e domingos).

A 15 de Julho começa na Rua do Cais a primeira de várias feiras temáticas, a “Tavira: Os dias do vinho”, que pode ser visitada até dia 17 entre as 18h00 e a meia-noite (sexta-feira e sábado) e das 18h00 às 23h00 (domingo).

«Esta iniciativa vínica e gastronómica contará com cerca de 40 expositores e tem como objetivos dar a conhecer diferentes variedades de vinhos nacionais e de Tavira, através de provas e diversas outras iniciativas», descreve a autarquia tavirense.

A Rua do Cais vai, igualmente, ser palco de feiras do Livro (21 de Julho a 3 de Agosto), dos Ofícios (6 a 15 de Agosto), de Antiguidades e Velharias (18 a 28 de Agosto) e dos Stocks (31 de Agosto a 4 de Setembro).

Também no dia 15 de Julho, têm início as Mostras de Cinema ao Ar Livre, que o Cineclube de Tavira vai promover nos Claustros do Convento do Carmo até 28 de Agosto, às sextas, ao sábados e domingos, sempre às 21h30.

 

Dino d’Santiago – Imagem de Arquivo

 

A 20 de Julho, tem início o ciclo de concertos no Parque do Palácio da Galeria. Nessa noite, às 22h00, sobe ao palco MARO a vencedora do Festival RTP da Canção e representante de Portugal no Festival Eurovisão com o tema “Saudade, saudade”.

No dia 3 de Agosto, à mesma hora, sobem ao palco os “The Gift”, grupo formado por Sónia Tavares, John Gonçalves, Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro, que «revisitarão o seu vasto reportório, onde marcam presença temas como “Fácil de entender” ou “Verão”, entre muitos outros».

O algarvio Diogo Piçarra atua no Parque do Palácio no dia 11 de Agosto. Neste concerto, o artista «irá trabalhar e explorar instrumentos e formas como nunca o vimos fazer anteriormente. Do alinhamento do espetáculo fazem parte todos os sucessos que têm marcado a carreira do artista».

O quarto e último concerto deste ciclo está agendado para o dia 17 de Agosto, às 22h00, e será protagonizado pelo também algarvio Dino D´Santiago.

«O artista mais premiado na última edição dos Prémios Play – Prémios da Música portuguesa. Dino trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, como prova o hino “Kriolu”. Em 2020, lança “Kriola” e, mais recentemente, o álbum “Badiu” com as presenças de Branko e Slow J», segundo a Câmara de Tavira.

Noutro registo, decorre de 21 e 23 de Julho o Jazz em Tavira, no âmbito da qual serão promovidos três espetáculos de entrada gratuita no Jardim do Coreto, sempre às 22h00.

No dia 21 atuará o Quinteto do harmonicista Gonçalo Sousa com o projeto “Um sorriso para Toots”, a 22 de Julho atua o trio da jovem trompetista Jéssica Pina, que apresentará o trabalho “Vento Novo” e a 23  sobe ao palco o trio de Beatriz Nunes, com o projeto “À espera de futuro”.

Também no coreto, será promovido, uma vez por semana, um concerto de fado, numa organização da Associação Fado com História.

 

 

A programação musical não ficará por aqui, com Praça da República a funcionar como o centro de um programa de animação nas noites de Julho e Agosto que não esquece os artistas locais.

Da programação fazem parte os projetos tavirenses Poetas Cantados, Luís Conceição & OSMOSE, G.I.G.G.Y e o cantor e ator Rui Vaz.

A Banda Musical de Tavira, o folclore com os Ranchos de Tavira, Luz de Tavira e Santo Estêvão além do Grupo de Música Popular Pérolas do Gilão e do Grupo de Cantares de Cachopo são outras formações que marcarão presença.

A autarquia destaca ainda a presença da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra de Jazz do Algarve, da consagrada artista Viviane e dos Plasticine.

Pela Praça da República passarão ainda Noiserv, Alma Nuestra, um projeto de Salvador Sobral e Victor Zamora em torno dos sons da América Latina e Jazz, Rita Redshoes, Bruno Pernadas e o guitarrista Manuel de Oliveira acompanhado do fadista Marco Rodrigues, a Gala Lírica e Criatura, a cantora e jornalista guineense Karyna Gomes, os The Lucky Duckies.

Entre os dias 28 e 31 de Julho a mesma praça acolhe o POPular – Inatel na Rua, um evento que resulta de uma parceria entre o município e a Fundação Inatel.

No dia 28 atuam os Expresso Transatlântic, a 29 “PAUS”, no dia 30 “SAL” e a 31 de Julho José Barros e Navegante. Um espetáculo de teatro de fantoches “D. Roberto”, animações circenses e jogos tradicionais da responsabilidade da associação Babok Cayo também integram o programa desta iniciativa.

 

Feira da Dieta Mediterrânica – Imagem de Arquivo

 

A Feira da Dieta Mediterrânica vai ter lugar entre os dias 8 e 11 de Setembro e a Feira da Juventude acontece de 19 a 25 de Setembro.

No Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria estará patente, até dia 8 de Outubro, a exposição antológica da artista Gabriela Albergaria “A natureza detesta linhas retas”, com curadoria de Delfim Sardo.

Esta é a primeira exposição antológica da artista, «percorrendo os últimos 18 anos do seu trabalho, nos vários suportes que tem vindo a utilizar, desde a escultura, ao desenho, passando pela fotografia e pela produção de múltiplos».

Encontra-se igualmente patente no Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria, a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, que «pretende responder à questão central “O que é a Dieta Mediterrânica?”» e dá a conhecer «as suas múltiplas dimensões».

No campo da Arte Digital, o Museu Zer0, sedeado na Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, irá apresentar, entre 23 de Julho e 15 de Agosto, a exposição “Moira, Wr3ad1ng D1g1t5 (Wreading Digits)”, «uma instalação ciberliterária imersiva que convida o leitor a entrar no universo das Moiras Encantadas».

Entre 16 de Agosto e 30 de Setembro, numa encomenda do Museu Zer0 ao artista Nuno Lacerda, será apresentada uma peça de videoarte «que traduz o seu olhar sobre a freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo e a sua área circundante, onde captou a paisagem e o território, a fauna, a flora e o património construído».

Estas exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, entre as 21h00 e as 23h00.

 

 

 



Comentários

pub