Ciclismo: algarvia Daniela Campos sagra-se campeã nacional de contrarrelógio

Rafael Reis, do Glassdrive-Q8-Anicolor, foi também campeão nacional

A algarvia Daniela Campos, do Bizkaia-Durango, e Rafael Reis, do Glassdrive-Q8-Anicolor, sagraram-se esta sexta-feira, 24 de Junho, campeões nacionais de contrarrelógio na categoria de elite elite, no arranque dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que decorrem em Mogadouro, até domingo, 26. 

Entre a elite feminina, Daniela Campos foi a mais forte, revalidando o título nacional de contrarrelógio. A jovem algarvia completou o percurso em 32m35s (média de 39,591 km/h), batendo a colega de equipa Beatriz Pereira por apenas sete segundos. A terceira classificada, a 12 segundos da vencedora, foi Ana Caramelo (Kiwi Atlantico Louriña).

«É uma sensação muito boa poder revalidar o título e estou muito contente por isso. Sabia que tinha hipótese de conseguir, mas temos atletas muito fortes nesta vertente. Tive de acreditar nas minhas capacidades e focar-me naquilo que eu podia fazer e correu tudo bem. Era um percurso bom para mim, não era muito técnico, mas tínhamos de ter em atenção o vento, que de certa forma dificultou o trabalho dos atletas. O segredo para a vitória foi mesmo a gestão do esforço durante a prova», explicou Daniela Campos, que fez um percurso de 21,5 quilómetros.

Os corredores masculinos de elite enfrentaram um percurso de 33,6 quilómetros.

Rafael Reis venceu a prova, parando o cronómetro nos 40m23s, tendo pedalado à estonteante média de 49,922 km/h. O segundo classificado foi Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que ficou a 29 segundos de recuperar um título que já lhe
pertenceu em 2020. João Almeida, campeão no ano passado, fechou o pódio, a 41 segundos do vencedor.

«Sinceramente, não estava mesmo à espera da vitória. Tive Covid-19 há três semanas e as sensações nas últimas provas não tinham sido nada boas. Comecei a treinar e sentia também uma grande instabilidade, com uns dias melhores e outros piores. Ontem vi o percurso deste contrarrelógio e gostei, pois favorecia ciclistas mais pesados, como eu. Tentei gerir a prova de melhor forma e consegui a vitória, que era algo que procurava já há vários anos. Tinha adversários de grande qualidade, dei o meu melhor e consegui surpreender-me a mim mesmo», admitiu o ciclista.

Os sub-23 masculinos também completaram 21,5 quilómetros, tendo Pedro Andrade (Efapel Cycling) arrebatado o título ao colega de equipa Fábio Fernandes.

O ciclista feirense gastou 27m10s (média de 47,485 km/h), deixando nas posições imediatas Daniel Dias (Kelly-Simoldes- UDO), a 17 segundos, e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 36 segundos.

A prova feminina contou ainda com a presença das masters. Entre as mais jovens das veteranas impôs-se a master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/Vesam), com 35m08s. A melhor master 40 foi Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense), com 36m07s. A vencedora em masters 50 foi Filomena Gomes (Vertentability/CRG), com 36m01s.

Mogadouro recebeu também os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio de paraciclismo, tendo sido coroados 13 vencedores: H2 Luís Jejum (Associação Salvador);  H3 João Pinto (Mirachoro Hotels/CC Portimão/Churasqueira do Vau); H4 Feminina Sandra Manuel (Associação Salvador); H4 Masculino Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt); H5 Feminina Felismina Gomes (Associação Salvador); H5 Masculino Luís Costa; B Feminina Ana Silva/Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva); C1 Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo); C2 Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo); C3 Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar); C4 Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes); C5 Miguel Pacheco D André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).

O Campeonato Nacional de Estrada prossegue em Mogadouro este sábado, 25 de Junho, dia das provas de fundo para todas as categorias femininas e para os sub-23 masculinos.

As femininas são as primeiras a competir, às 9h30. As corredoras de elite vão completar 87,6 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 têm por diante 65,3 quilómetros, enquanto a prova de cadetes e de masters 50 irá ficar-se pelos 43 quilómetros.

Às 14h30 é a vez da prova de fundo para sub-23. Os jovens ciclistas das equipas continentais e de clube vão completar 132,2 quilómetros, resultantes de seis voltas ao circuito.



Comentários

pub