“Vinculum Project Day” arranca em Loulé com momentos de debate e troca de ideias

Iniciativa decorre a 14 de Maio

O Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães recebe a 14 de Maio, das 9h30 às 17h30, o “Vinculum Project Day”. 

A iniciativa insere-se no projeto VINCULUM, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e financiado pelo European Research Council, que tem como objetivo «conceptualizar e explicar o fenómeno vincular nas sociedades medievais e modernas da Europa do Sul», refere o Município de Loulé em comunicado.

O trabalho científico é assim apresentado à comunidade através da iniciativa “Dias do projeto Vinculum / Vinculum Project Days” com momentos de debate e troca de ideias com todos os interessados.

O primeiro “Vinculum Project Day” é organizado em colaboração com o Arquivo Municipal de Loulé e, durante a manhã, contempla a apresentação de temas como os morgados do Freixo Verde e de Quarteira (documentos em arquivos públicos e privados), a Casa dos Barretos de Quarteira (estratégias de poder e nobilitação no Algarve nos séculos XV-XVI) e retratos de um arquivo em movimento: o tombo e o cartório dos Condes de Vila Nova de Portimão.

Na parte da tarde, está prevista uma tertúlia sobre vínculos, que contará com historiadores, arquivistas, genealogistas e proprietários de arquivos de família.

Nesta fase, podem ainda participar «todos os interessados para uma conversa informal sobre a história dos vínculos do Algarve, sobre as potencialidades dos vínculos para o estudo das sociedades medievais e modernas, e sobre os desafios que esta documentação levanta ao tratamento arquivístico, entre outros temas que o interessante fenómeno da vinculação possa sugerir», frisa a Câmara Municipal de Loulé.

 

 

 

 



Comentários

pub