Estudantes de Londres trouxeram alegria ao Centro de Bem-Estar Social de Olhão

Equipa da Splash Projects esteve pela primeira vez em Portugal

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima, de Olhão, ganhou uma nova alegria esta quinta-feira, 26 de Maio, graças à visita de uma equipa que se dedica a «mudar a vida dos participantes do seu projeto». 

Esta é a primeira vez da Splash Community Projects em Portugal, que veio a Olhão para restaurar o parque infantil do Centro e construir um espaço comunitário exterior, com mesas de piquenique e cadeiras, local onde as 25 crianças e jovens ali acolhidas podem agora conviver.

Este será um dia que as crianças do Centro de Bem-Estar Social nunca mais vão esquecer. Não só porque ganharam um novo espaço comunitário, mas também porque tiveram a oportunidade de conviver com mais de 60 jovens da Imperial College Business School, que viajaram de Londres para o Algarve para pôr em prática este trabalho voluntário, executado em menos de 24 horas.

«Nós estamos a trabalhar para construir um espaço exterior importante para estas crianças. Com a Covid-19, tornou-se importante valorizar os espaços exteriores e aqui elas têm um local grande onde podem conviver», começa por explicar Phillip Weeks, responsável pela Splash Projects, empresa constituída por ex-militares que já realizou vários trabalhos na Europa, América ou Austrália.

«A nossa missão é, numa semana, mudar a vida das pessoas para sempre e nós sabemos que isto faz a diferença», continua Phillip, em entrevista ao Sul Informação.

 

Phillip Week, da Splash Projects, com Wanda Crawford, da ACCA, e Eliana, Bruno e Noélia, do Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima de Olhão

 

Apesar de os jovens de Londres apenas terem chegado ao Algarve na quinta-feira, Phillip e mais três responsáveis pelo projeto estavam deste segunda-feira a adiantar trabalho no centro e a preparar toda a estrutura.

«Nós, instituição, e eles, Splash Project, chegámos a um consenso do que é que poderia ser feito em termos de resposta para as nossas jovens. Pensámos num espaço comum que servirá para um maior conforto destas miúdas, que já tiveram um percurso de vida tão difícil (e estão fora dos seus contextos familiares) e que, desta forma, podem usufruir deste espaço», frisa Bruno Cantigas, psicólogo e membro da equipa técnica do Centro, ao Sul Informação. 

Para o padre Carlos Aquino, presidente do Centro de Bem-estar Social Nossa Senhora de Fátima de Olhão, esta foi uma obra de grande importância para a comunidade residente.

«Estamos profundamente gratos, em primeiro lugar, às senhoras que nos puseram em contacto com este projeto, e a esta equipa maravilhosa que veio com jovens dispostos a dar de si para outras jovens. Isto é muito importante para estas instituições que lutam sempre muito ingloriamente para um reforço económico», começa por referir o sacerdote, reforçando as dificuldades financeiras por que passam as IPSS do país.

 

 

Foi através de Wanda Crawford, uma das representantes da ACCA (Associação de Crianças Carenciadas do Algarve), que o Centro conseguiu o contacto com a Splash Projects.

Aqui, no Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima de Olhão, Wanda é acarinhada por todos os que reconhecem a sua generosidade para com estas jovens, ao longo dos últimos 20 anos.

«É muito importante a generosidade destas pessoas, que, espontaneamente, reconhecem a importância de valorizarmos estas crianças que têm todo o direito de serem felizes. O facto de estarem institucionalizadas nunca pode ser para elas um problema. O ideal seria terem famílias de acolhimento ou as suas próprias famílias, mas nem sempre isso é possível, e é por isso que estas instituições procuram ser um lar de família», continua o padre Aquino.

«Com estes apoios é que conseguimos fazer algo a mais do que o habitual o dia a dia – e isso é muito importante para elas», diz também ao nosso jornal Eliana Santos, assistente social do Centro.

Depois de muitos parafusos apertados e madeiras lixadas e pintadas, às 17h00 de quinta-feira, o novo espaço comunitário estava pronto para ser inaugurado e utilizado pelas 25 jovens que aqui vivem.

Agora, o próximo passo (e o grande desejo de todos) é conseguir apoios para a construção de uma piscina.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 



Comentários

pub