Capelas e morgados são tema de conferência em Loulé

Mário Farelo vai ser o conferencista

“Capelas e morgados em Loulé (séculos XIV-XVII)”. Este é o tema de uma conferência no próximo dia 13 de Maio, a partir das 17h30 no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

O conferencista Mário Farelo é mestre em Artes, pela Universidade de Montreal (1999), e mestre e doutor em História Medieval, pela Universidade de Lisboa (2004,2009).

Atualmente, é professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2008-2009, 2015-2016, 2021-2022) e é investigador sénior contratado no âmbito do projeto Erc Vinculum.

«Capelas e morgados constituíram, desde o período tardomedieval, um importante recurso para a promoção social, económica e simbólica dos seus fundadores e da respetiva descendência. Partindo da sua definição e da paisagem documental disponível para o seu estudo, esta intervenção pretende constituir, de forma singela, um primeiro roteiro para a análise da abrangência social, cronológica e mesmo arquivística do fenómeno vincular no território louletano entre os séculos XIV e XVII», refere a Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub