Grupos internacionais e nacionais dão “voz” à Semana Coral de Lagoa

De 15 a 22 de Maio

O Quarteto Slavey, o Coral Feminino Outras Vozes, o Coro Jubilate Deo, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense e o Coral Ideias do Levante, são as formações que vão protagonizar mais uma edição da Semana Coral de Lagoa, que vai decorrer de 15 a 22 de Maio em diferentes espaços do concelho.

A edição de 2022 incluirá, novamente, o projecto “Lagoa a Cantar”, ao abrigo do qual serão promovidos vários workshops, para vários níveis, masterclasses, sessões de sensibilização e palestras.

Todos os concertos são gratuitos, exceto o do Quarteto Slavey, que irá encerrar a 22 de Maio, um domingo, às 17h00, no Auditório Carlos do Carmo.

Esta formação musical foi fundada em 1991 por Nadka Karadjova, «cantora folk mundialmente famosa», segundo a Ideias do Levante, que organiza o festival em parceria com a Câmara de Lagoa.

Integram o quarteto Svetla Ivanova, Anna Vitkova, Lilyana Galevska e Vanya Vakari.

«As características do timbre vocal das cantoras – soprano, mezzo-soprano, alto e contralto, a par do domínio de uma técnica invulgar que sustenta a precisão e equilíbrio das suas vozes, permitem uma perfeita harmonia e, ao mesmo tempo, são vozes quentes, sedutoras, que encantam quem as escuta», descreve a associação.

«O Quarteto Slavey apresenta nos seus concertos um programa de música tradicional e folclórica da Bulgária com arranjos originais de alguns dos melhores compositores búlgaros e em eventos solenes um outro programa com temas religiosos da Igreja Eslava do século XIV ao século XX», acrescenta.

A entrada neste espetáculo custa 8 euros, com descontos para quem tenha passaporte cultural, cartão social e Rota do Petisco.

Os demais espetáculos têm entrada livre, mas é necessário fazer reserva através deste link.

A 15 de Maio, às 17h00,  um domingo, atuam na Igreja Matriz de Lagoa o Coro Jubilate Deo, de Tavira, e o Coral Ideias do Levante, de Lagoa.

Na quarta-feira seguinte, dia 18, às 21h00, o Grupo Coral da Sociedade Filármonica Silvense atua na Capela do Centro Cultural Convento S. José.

No sábado, dia 21, às 17h00, o concerto será protagonizado pelo Coral Feminino Outras Vozes e do Coral Ideias do Levante.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d’Uva, mentor do projeto inicial, «um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar “a 4 vozes” o (en)/canto da polifonia vocal, por terras “do Levante”».

 

 



Comentários

pub