Estorninhos-pretos são estrelas de um “reality show” algarvio

Vita Nativa instalou câmaras em caixas-ninho do projeto Alojamento Local para Aves

Um reality show, mas em que as estrelas são, em vez de pessoas, um casal de estorninhos-pretos (Sturnus unicolor) e a sua descendência, já “está no ar”, no âmbito do projeto Alojamento Local para Aves.

A Associação Vita Nativa instalou câmaras de videovigilância nas caixas-ninho que foram instaladas no âmbito deste projeto e, «depois de vários meses de preparação», chegou o momento «de partilhar com a sociedade o dia-a-dia das espécies de aves que as estão a ocupar», através de um streaming em direto a que pode aceder seguindo este link.

Os inquilinos da caixa-ninho chegaram no início de Março.

«Palha atrás de palha, durante duas semanas, foram construindo o ninho e tornando o alojamento mais confortável para receber os ovos. E aí estão eles, neste momento a serem incubados pela mãe», segundo a  Vita Nativa.

«Já faltará muito pouco para nascerem os pequenos estorninhos. Considerando que o período de incubação da espécie é de 10 a 14 dias, esperamos que muito em breve (em poucos dias) nasçam as crias. Esse é o momento que ninguém vai querer perder. As únicas dúvidas que restam são: quantas e quando nascerão as crias? Para descobrir, sigam em direto a vida desta família de estorninhos», desafia a associação.

«O “Alojamento Local para Aves” venceu o Orçamento Participativo Nacional de 2018 e encontra-se no seu segundo ano de implementação. É um projecto que resulta de uma colaboração entre a Associação Vita Nativa e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Durante a época de nidificação de 2021, das quase 600 caixas ninho monitorizadas, cerca de 40% foram ocupadas por uma ou mais espécies de aves. Nelas nasceram cerca de 1000 crias com o selo do projeto. Neste momento temos já instaladas mais de 1500 caixas-ninho em todo o Algarve», concluem.

 

 



Comentários

pub