Antiga Lota de Portimão recebe cerimónias oficiais do 25 de Abril

Antiga Lota foi alvo de uma grande requalificação camarária e volta agora a estar ao serviço da comunidade

Pela primeira vez, as cerimónias oficiais do 25 de Abril em Portimão terão lugar no edifício da antiga Lota, alvo de uma grande requalificação camarária, que volta, a partir desta data, a estar ao serviço da comunidade. 

As celebrações começam às 9h00, na Praça 1º de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Portimão, com a tradicional cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se a interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Às 9h30, será inaugurado na Rua Teófilo Braga o mural de pintura com a imagem oficial das comemorações do 25 de Abril deste ano em Portimão, criado pela ilustradora portimonense Jéssica Martins.

Depois deste momento, às 10h30 será feita a inauguração oficial do renovado edifício da antiga Lota, que durante todo o dia poderá ser visitada pelo público.

A partir das 14h00, o mesmo edifício receberá a assinatura dos contratos-programa relativos a 2022 com o movimento associativo local, no valor global de mais de um milhão de euros, distribuídos por 105 entidades.

Contudo, as comemorações do 25 de Abril não começam só neste dia. Logo no dia 23, às 17h00, há inauguração da exposição de desenhos a tinta-da-china “Raízes”, criados por Margarida Tengarrinha, que ficará patente no Museu de Portimão até 26 de Junho.

Outro dos momentos da programação será o concerto comemorativo do 25 de Abril, protagonizado por Janita Salomé a partir das 21h30 do dia 24, na zona ribeirinha de Portimão, com entrada livre.

Quem quiser, pode ainda participar na Corrida da Liberdade, cuja 16ª edição arrancará às 10h00 junto ao coreto da zona ribeirinha de Portimão. Para o efeito, as inscrições devem ser feitas até às 17h00 de 22 de Abril através do email ([email protected]) ou telefone (289 824 946).

Em Portimão, a programação contará ainda com a colaboração da comunidade escolar. De 20 a 29 de Abril, a Escola EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco, em articulação com o Museu de Portimão, apresenta a exposição “A Escola no Estado Novo”, preparada pelo Grupo de História do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

 

 



Comentários

pub