Universidade do Algarve dá curso gratuito de português a refugiados ucranianos

Inscrições estão abertas

Os refugiados ucranianos que estão a chegar ao Algarve vão poder usufruir gratuitamente de um curso intensivo de Português, lecionado pela Universidade do Algarve, anunciou a instituição.

«Este curso, equivalente ao nível de sobrevivência, pretende oferecer noções muito básicas de língua portuguesa, que permitam aos destinatários comunicar e integrar-se na comunidade tão rapidamente quanto possível», segundo a UAlg.

«Pretende-se desenvolver, sobretudo, a comunicação oral básica do quotidiano e criar uma rede que cubra o maior número possível de localidades, evitando a necessidade de deslocação e permitindo trabalhar com grupos pequenos», acrescentou a universidade algarvia.

O curso é composto por um módulo de 12 horas e será lecionado duas vezes por semana, em sessões de duas horas.

Os interessados já podem inscrever-se, seguindo este link.

«Podem colaborar neste curso docentes de línguas da UAlg e de outras instituições que manifestem disponibilidade e docentes de outras áreas científicas, técnicos superiores, estudantes e alumni. Estes voluntários acompanharão um docente de línguas durante o período do curso e, posteriormente, serão convidados a dar continuação a este projeto, replicando o modelo com outros voluntários que a ele se associem», acrescentou a UAlg.

A iniciativa é coordenada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e pela Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), em colaboração com o Grupo de Voluntariado UAlg V+.

 

 

 



Comentários

pub