Iniciativa Liberal quer grupo de trabalho que junte 16 câmaras algarvias no apoio à Ucrânia

«Haja agora vontade política no âmbito regional e teremos no Algarve um exemplo a seguir para todo o país»

O Núcleo Territorial de Faro da Iniciativa Liberal (IL) propôs à AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve que se crie um grupo de trabalho que junte as 16 câmaras da região no apoio à Ucrânia. A IL também quer que se crie uma bolsa de alojamento e um ponto de receção único para os refugiados.

Numa nota enviada à AMAL, a Iniciativa Liberal considera que é possível «ir mais além na ajuda», juntando os «esforços dos 16 municípios».

«Os algarvios responderam de forma extraordinária e, desde a primeira hora, organizaram ajudas humanitárias para providenciar bens essenciais e transporte para o povo ucraniano. Neste contexto, também as Câmaras Municipais têm desenvolvido inúmeros esforços para articular o apoio necessário. Todavia, assistimos a uma segregação e a desfragmentação da força do Algarve e dos algarvios em dezasseis pedaços pequeninos», dizem.

A IL quer que se reúna, «em contacto com as entidades ucranianas, todas as reais necessidades, dos que lá estão, dos que aqui estão e dos que para aqui virão».

Coordenar, com cada um dos municípios, as recolhas de bens, centralizando depois o envio num único ponto é outra das medidas defendidas pela Iniciativa Liberal.

A isto junta-se a coordenação dos transportes de cidadãos ucranianos, reunindo a disponibilidade de cada município para participar numa coluna de autocarros que fizesse a viagem em conjunto.

Quanto ao ponto de receção único, defendido pela IL, a ideia é que tivesse tradutores, psicólogos, advogados, pessoal médico e da proteção civil, agregando também entidades como o SEF, o IEFP e a Segurança Social.

«Há vontade política nacional. Há vontade da sociedade civil local. Haja agora vontade política no âmbito regional e teremos no Algarve um exemplo a seguir para todo o país no que à coordenação das operações e a receção dos refugiados diz respeito», conclui este partido político.

 



Comentários

pub