Autocarro com 60 refugiados ucranianos pode chegar a Albufeira «a qualquer momento»

Não existe necessidade de mais doações alimentares ou têxteis, mas fazem falta medicamentos e produtos de primeiros socorros

Um autocarro com cerca de 60 refugiados da Ucrânia pode chegar a Albufeira «a qualquer momento», adiantou, esta manhã, o Pe. Andriy Voukunovych responsável pela Associação Alegria De Leste – Apoio Aos Imigrantes do Algarve, numa reunião convocada pela Câmara Municipal de Albufeira.

Esta reunião teve o objetivo de «organizar uma resposta concertada entre todas as forças vivas do concelho, quanto a medidas de apoio que o município vai prestar aos refugiados ao nível da solidariedade, acolhimento e integração», revela a Câmara de Albufeira.

No encontro, no Salão Nobre, participaram José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, Carla Guedelha, vereadora da Proteção Civil, IPSS do concelho, Bombeiros Voluntários, Juntas de Freguesia, párocos e o Pe. Andriy Voukunovych responsável pela Associação Alegria De Leste – Apoio Aos Imigrantes do Algarve, sedeada em Albufeira, e Lyudmyla Voznyuk, responsável peça Associação Anjos da Misericórdia.

«Temos que ser organizados e coordenados sob pena de desperdiçarmos esforços e bens», reiterou o autarca José Carlos Rolo.

A Câmara Municipal de Albufeira disponibilizou a linha direta da Proteção Civil «para apoio à comunidade ucraniana residente no concelho e aos ucranianos que cheguem a Albufeira por força do conflito militar que o país está a viver e o mesmo se aplica à população russa que vive, de igual modo, situação semelhante», adianta a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal, «neste momento, Albufeira dispõe de capacidade de alojamento para os refugiados ucranianos, bem como de alimentos e roupas suficientes. Ficou a alerta para que não haja mais doações alimentares ou têxteis, o mesmo não se podendo dizer de medicamentos e produtos de primeiros socorros».

Os Bombeiros Voluntários de Albufeira têm mais de uma centena de paletes com alimentos e roupas, e promovem, esta quinta-feira, às 19h00, uma vigília frente à Câmara Municipal, para angariar donativos para a população ucraniana.

Esta noite, os Paços do Concelho vão ficar iluminados de azul e amarelo, numa ação desenvolvida por um benemérito, para que se assinale a solidariedade do povo albufeirense para com a Ucrânia.

A Câmara de Albufeira realça ainda que a «resposta às necessidades dos refugiados passará também por estabelecimento de aulas de ensino regular ucraniano para as crianças e aulas de língua portuguesa».

O emprego, diz o município albufeirense, «é um fator que será assegurado» sendo que, esta sexta-feira, haverá uma reunião na AMAL, para criar uma «uma resposta coordenada de toda a região face a este conflito militar e consequente crise humanitária».

 



Comentários

pub