Volta ao Algarve começa hoje com pelotão de 167 corredores a partir de Portimão

A Algarvia vai hoje para a estrada

A 48.ª Volta ao Algarve inicia-se, esta quarta-feira, com uma etapa de 199,1 quilómetros entre Portimão e Lagos, com previsível chegada ao sprint. A corrida de classe UCI ProSeries será disputada por 167 corredores, em representação de 25 equipas.

A lista de participantes foi confirmada na tarde de ontem, em Portimão, ficando a saber-se que a Volta ao Algarve será disputada por 19 corredores do top 100 do ranking mundial. Há 24 países representados no pelotão, onde também pedalam nove ciclistas campeões nacionais em título, na categoria de elite.

Uma das principais ausências é a do vencedor de 2021, João Rodrigues (W52-FC Porto). No entanto, estarão presentes os corredores que acompanharam o algarvio no pódio do ano passado, como é o caso do britânico, Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e do dinamarquês, Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team). A eles juntar-se-ão ainda os vencedores das edições de 2020, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 2015 e 2016, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), entre muitos outros nomes sonantes do ciclismo mundial.

Em prova nesta 48.ª edição da Volta ao Algarve, que se avizinha bastante competitiva, vão estar presentes corredores que já triunfaram em provas UCI na presente temporada, o que demonstra desde já a sua boa condição física.

É o caso dos recentes campeões da Colômbia de fundo, Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), e de contrarrelógio, Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), mas também Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Bryan Coquard (Cofidis), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Brandon McNulty (UAE Team Emirates).

A lista de estrelas internacionais com capacidade de lutar pela geral conta ainda com o bicampeão da Europa de contrarrelógio, Stefan Küng (Groupama-FDJ) e o colega de equipa David Gaudu, Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Ion Izaguirre (Cofidis), Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic).

Além dos sprinters que já ganharam em 2022, destacam-se ainda entre os corredores em competição Jordi Meeus (Bora-hansgrohe), Tim Merlier (Alpecin Fenix) e Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic).

Nesta edição da prova poderemos ainda contar com a presença de corredores que também dão cartas noutras vertentes além da estrada. Entre eles está o britânico Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), campeão olímpico de XCO (BTT) e campeão mundial de ciclocrosse, mas também do português Rui Oliveira (UAE Team Emirates), atual campeão europeu de elite em Scratch (ciclismo de pista).

O gaiense será um dos quatro portugueses que representam equipas estrangeiras que irão estra a competir no Algarve, juntando-se a Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e André Carvalho (Cofidis).

Dada a qualidade deste pelotão, as equipas continentais portuguesas não terão o seu trabalho facilitado. Vão ter de utilizar as suas melhores armas para se superiorizarem aos seus adversários e serem protagonistas num evento com forte mediatismo nacional e internacional.

A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16h00 e as 17h00, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN) e será acompanhada no terreno por mais de 80 profissionais da comunicação social.

A Volta ao Algarve atribui anualmente o Prémio Prestígio a um dos participantes no evento que, pelo seu currículo, contribui para engrandecer o evento. Pela primeira vez, em 2022 o Prémio Prestígio não será atribuído a um ciclista. Desta vez, será destacado um diretor desportivo, o belga Hilaire van der Schueren.

Apesar de não ter sido ciclista, Hilaire van der Schueren construiu uma sólida carreira de mais de 30 anos como diretor desportivo. Foi um dos primeiros chefes de equipa internacionais a reconhecer a relevância da Volta ao Algarve para os corredores e as equipas de topo, ajudando a corrida a consolidar-se como uma prova de referência mundial.

Atualmente diretor desportivo da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Hilaire van der Schueren irá receber o Prémio Prestígio na partida para a segunda etapa, em Albufeira.

 

 

167 corredores participantes, em representação de 25 equipas, dez das quais WorldTeam

 

24 países representados: Alemanha, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça, Venezuela

 

9 campeões nacionais de elite em título:

Daniel Martínez campeão da Colômbia de contrarrelógio

Ethan Hayter campeão do Reino Unido de contrarrelógio

Ion Izaguirre campeão de Espanha de contrarrelógio

José Neves campeão de Portugal de fundo

Kasper Asgreen campeão da Dinamarca de contrarrelógio

Sergio Higuita campeão da Colômbia de fundo

Stefan Küng campeão da Suíça de contrarrelógio

Tobias Foss campeão da Noruega de fundo e de contrarrelógio

Yves Lampaert campeão da Bélgica de contrarrelógio

 

19 corredores do top 100 mundial

12.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

16.º David Gaudu (Groupama-FDJ)

19.º Tim Merlier (Alpecin-Fenix)

24.º Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

29.º Ethan Hayter (INEOS Grenadiers)

32.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers)

34.º Geraint Thomas (INEOS Grenadiers)

37.º Stefan Küng (Groupama-FDJ)

39.º Dylan van Baarle (INEOS Grenadiers)

45.º Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

56.º Ion Izaguirre (Cofidis)

61.º Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic)

62.º Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

63.º Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux)

75.º Connor Swift (Team Arkéa-Samsic)

80.º Hugo Hofstetter (Team Arkkéa-Samsic)

86.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates)

87.º Jordi Meeus (Bora-hansgrohe)

93.º Nils Politt (Bora-hansgrohe)

 

 



Comentários

pub