Teatro de Sombras sobre “A Epopeia de Gilgamesh” apresenta-se em Lagoa

Espetáculo decorrerá no próximo dia 20 de Fevereiro, no Auditório Carlos do Carmo

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

“A Epopeia de Gilgamesh” vai apresentar-se num teatro de sombras, no próximo dia 20 de Fevereiro, às 16h00, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

Segundo a sinopse da peça, «”A Epopeia de Gilgamesh” é um dos mais antigos épicos registados, datando de 2000 AC, e conta as aventuras de um herói e seu sucesso em superar as circunstâncias mais terríveis».

Gilgamesh «é o herói neste épico sumério», baseado muito possivelmente num rei real de Uruk. Reza a história que Gilgamesh «era parte deus, parte humano, e que podia derrotar qualquer inimigo em batalha e até mesmo levantar montanhas».

«Quando Gilgamesh, na sua solidão e isolamento, começa a maltratar o povo de Uruk, os deuses decidem intervir enviando um desafio: Enkidu, o homem selvagem. Enkidu e Gilgamesh lutam, mas sendo que nenhum pode derrotar o outro, acabam eventualmente os melhores amigos. E aqui começam as aventuras!», revela a sinopse.

Nesta adaptação da história de Gilgamesh, «a palavra falada e a música narram a história do maior herói sumério através das apaixonantes marionetas de sombras, num espetáculo sobre a bondade e a amizade», diz a Câmara de Lagoa.

«Ao longo de milénios, histórias heroicas foram usadas para inspirar, motivar e passar às crianças valores morais e culturais. Os heróis mostram-nos formas de superar os desafios e provações através do uso de uma variedade de forças e virtudes, ao mesmo tempo que tomam consciência das suas vulnerabilidades e limitações».

A jornada do herói «será sempre uma jornada de auto-conhecimento e metamorfose», e as suas histórias «ajudam-nos a definir o limite das nossas aspirações e a determinar a profundidade na nossa própria transformação. Este é o poder dos contos e lendas, e, por isso, estes são tão essenciais na infância», sublinha a autarquia.

Os bilhetes têm um custo de 6 euros (entrada paga a partir dos 18 anos) e já se encontram à venda na bilheteira online e ainda na Fnac, Worten e nas bilheteiras do Auditório Carlos do Carmo, Balcão Único da Câmara Municipal e Centro Cultural Convento de S. José.

Este é «um espetáculo destinado a miúdos e graúdos para uma tarde de domingo diferente», conclui a Câmara de Lagoa.

 



Comentários

pub