Festival de Música Al-Mutamid volta a trazer ao Algarve os sons do Gharb Al-Andalus

Primeiro de cinco concertos acontece no dia 19

Músicos e bailarinos vindos de Marrocos, Siria, Sudão, Guiné Conacri, Egito e Espanha vão trazer a várias localidades do Algarve os sons que «durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Gharb Al-Andalus», em mais uma edição do Festival de Música Al-Mutamid, que decorre nos dias 19 e 26 de Fevereiro e 4 e 5 de Março.

Os espetáculos da 22ª edição do evento, que serão garantidos por quatro projetos distintos, terão lugar em Albufeira, Lagoa, Silves, Lagos e Loulé.

A programação do festival «irá centrar-se na música do Médio Oriente e Mediterrâneo oriental, nas melodias de Al-Andalus, na música árabe-andalusí e também na música afro-árabe», segundo a organização.

No dia 19 de Fevereiro, às 21h30, Muhsilwan, uma formação de música e dança afro-árabe, dá o pontapé de saída para o festival no Auditório Municipal de Albufeira.

Segue-se o concerto dos Yinnan Ensemble (música árabe-andalusí e dança oriental), a 26 de Fevereiro, às 19h00, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

O projeto Iman Kandoussi & Almawsily será o que subirá a palco a seguir, e por duas vezes, para apresentar melodias de Al-Andaluz: no dia 4 de Março, às 21h30, atua no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, e no dia seguinte, 5 de Março, atua à mesma hora, no Centro Cultural de Lagos.

Também a 5 de Março, a formação de música e dança do Médio Oriente e Magrebe Ibn Misjan Ensemble dá um espetáculo no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, às 21h00.

O Festival de Música Al-Mutamid «pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid (1040 Beja – 1095 Agmât), o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de Al-Andaluz».

 

 



Comentários

pub