Estudo conclui que Ómicron tem risco de hospitalização 75% inferior à variante Delta

Algarve Biomedical Center participou no estudo

Nuno Costa|Foto de Arquivo

As pessoas infetadas com a variante Ómicron têm um risco de internamento hospitalar 75% inferior ao das pessoas infetadas com a variante Delta, adiantou a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta sexta-feira, 4 de Fevereiro.

Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), com a colaboração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), laboratórios Unilabs, Cruz Vermelha Portuguesa e o Algarve Biomedical Center.

Segundo explica a DGS, este estudo epidemiológico sobre a pandemia por Covid-19, que foi realizado de forma semelhante ao de agências congéneres de Ministérios da Saúde de outros países da União Europeia, revela que, «por cada 100 pessoas internadas que estavam infetadas com a variante Delta, só 25 pessoas seriam internadas se tivessem sido infetadas com a variante Ómicron, independentemente da idade, do sexo, do estado vacinal e de se ter tido uma infeção anterior».

O estudo mostra também que as pessoas infetadas com Ómicron têm, em média, internamentos mais curtos e menor risco de morrer. Os detalhes do estudo podem ser consultados na plataforma MedRXiv.

A DGS revela que «os primeiros relatórios de estudos em animais e laboratoriais mostraram que a Ómicron poderia ser menos grave. Esses resultados foram suportados por estudos em humanos realizados no Reino Unido. No entanto, a magnitude da redução do risco de internamento e mortalidade de infeções por Ómicron em comparação com Delta ainda não tinha sido totalmente clarificada».

Este estudo agora divulgado, realizado em pessoas residentes em Portugal no mês de Dezembro, «mostrou resultados encorajadores que suportam os achados de estudos semelhantes realizados em outros países», realça também o organismo.

Ainda assim, «a Ómicron está associada a maior capacidade de escapar parcialmente à proteção do esquema vacinal completo e a uma elevada transmissibilidade, traduzida num maior número absoluto de casos, pelo que mesmo com redução de gravidade, pode existir risco de sobrecarga do sistema de saúde. Por isso, a Direção-Geral de Saúde continua a recomendar a vacinação de reforço e a testagem regular, de forma a manter os efeitos da pandemia no sistema de saúde controlados», conclui a DGS.w

 



Comentários

pub