PS/Algarve: «Governo de António Costa duplicou número de unidades de saúde familiar no Algarve»

Os socialistas dizem pretender “aproveitar os fundos comunitários do PRR para investir cerca de 39 milhões de euros no robustecimento e modernização da rede de cuidados de saúde primários do Algarve, bem como assegurar a efetiva construção do novo Hospital Central e Universitário do Algarve”

O número de unidades de saúde familiar constituídas no Algarve duplicou nos últimos seis anos, sublinha o PS/Algarve, em comunicado. Estes dados são revelados no dia em que Jamila Madeira, cabeça de lista dos socialistas algarvios às Eleições Legislativas, visitou, com os demais candidatos do PS, os centros de saúde de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Entre 2015 e 2021, o Governo do Partido Socialista «autorizou seis vezes mais Unidades de Saúde Familiar do que o anterior Governo do PSD, aprovando nos últimos seis anos a constituição de 12 novas Unidades de Saúde Familiar, contra apenas duas criadas pelo Governo PSD entre 2011 e 2015», salientam os socialistas.

No Algarve, há 23 Unidades de Saúde Familiar, nove das quais foram aprovadas pelos governos do PS, entre 2009 e 2011, duas pelo Governo da direita até 2015 e 12 foram criadas nos últimos seis anos, pelo Governo de António Costa, acrescentam.

A aposta na rede de cuidados de saúde primários e de proximidade com os cidadãos e as famílias nos seis anos do Governo do Partido Socialista é igualmente evidente quando se observa o número de utentes com médico de família atribuído.

Por outro lado, salienta igualmente o PS/Algarve, «apesar do número de inscritos nos centros de saúde do Algarve ter aumentado, nos últimos seis anos, o número de utentes sem médico de família diminuiu 21%, passando de 107089 utentes sem médico de família no final de 2015, para os atuais 84276».

Jamila Madeira, atual deputada do PS e ex secretária de Estado Adjunta e da Saúde, sublinha que «temos hoje, no Algarve, mais profissionais de saúde, mais médicos, mais enfermeiros, mais Unidades de Saúde Familiar, mais algarvios com médico de família”.

Os socialistas dizem pretender “aproveitar os fundos comunitários do PRR para investir cerca de 39 milhões de euros no robustecimento e modernização da rede de cuidados de saúde primários do Algarve, bem como assegurar a efetiva construção do novo Hospital Central e Universitário do Algarve”, acrescentou.

Na atual legislatura, foram ainda colocadas ao serviço das populações do Algarve, numa parceria entre os municípios da região e o Governo, dez unidades móveis de saúde, com o propósito de garantir cuidados às populações do interior e das zonas rurais mais isoladas, assegurando «uma maior capilaridade, proximidade e qualidade da resposta do Serviço Nacional de Saúde na região».

 
 



Comentários

pub