Elidérico acusa Hélder Martins de «ceder aos interesses centralistas e hegemónicos de Lisboa»

Eleições marcadas para dia 21 de Janeiro

Edifício-sede da AHETA, em Albufeira – Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação (arquivo)

Elidérico Viegas, presidente demissionário da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que se recandidata ao cargo, divulgou este sábado a sua lista «composta, exclusivamente, por empreendedores sedeados no Algarve», em contraponto à lista de Hélder Martins, que acusa de «ceder aos interesses centralistas e hegemónicos de Lisboa».

Elidérico afirma que a sua lista é composta por «empreendedores hoteleiros e turísticos do Algarve, representativos dos vários interesses empresariais em todo o espaço regional, desde Vila Real de Santo António até Lagos e Sagres, dando assim expressão à representatividade da associação».

Sob o lema “Assegurar o Presente, Garantir o Futuro”, a lista de Elidérico integra, entre outros, o hoteleiro Vítor Clemente, como candidato a presidente da Assembleia Geral, e Amadeu Rodrigues, como presidente do Conselho Fiscal.

O objetivo, segundo a lista do presidente demissionário, caso seja eleita é «prosseguir uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa, protagonizadas pelos candidatos da outra lista concorrente».

É que, salienta a lista de Elidérico em comunicado enviado às redações, «a AHETA quer continuar a ser cada vez mais o ponto de encontro dos empresários do setor no Algarve, recusando ser uma estrutura ao serviço apenas de alguns, independentemente da legitimidade dos seus interesses».

A AHETA, defende, deve «empenhar-se ativamente na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da atividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação».

Estão neste caso, entre outros aspetos, «a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho, a prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral, o acompanhamento da evolução do setor na região e nos mercados turísticos internacionais concorrentes, etc. etc».

A lista de Elidérico Viegas defende igualmente «a inversão de um processo que não tem reconhecido as realidades da oferta e dos mercados turísticos algarvios, traduzido em políticas muitas vezes erradas e com resultados perversos, entre os quais destacamos o ancestral tratamento de desfavor dado à região em matéria de investimento público, cujo exemplo mais marcante é a não construção do novo Hospital Central».

A AHETA, caso esta seja a lista vencedora, terá «propostas concretas», de modo a participar nos diversos fóruns, como a Região de Turismo, Comissão de Coordenação Regional, Associação Turismo do Algarve.

Tendo em conta que «o Algarve é a região portuguesa mais afetada economicamente pela pandemia, atendendo à forte implantação do setor turístico na vida e na sociedade regionais», a lista defende a necessidade de «medidas de discriminação positiva tendentes a garantir a sobrevivência da Indústria Turística e da região como destino turístico».

A crise causada pela pandemia tem afetado sobretudo as pequenas e médias empresas da região algarvia, «onde se integram a generalidade dos empreendimentos turísticos, cujos investimentos e operação se encontram particularmente expostos e por isso dependentes do recurso sistemático a financiamento através de crédito bancário».

Quanto ao Plano Específico para Apoiar a Recuperar o Turismo do Algarve, «com dotação e meios financeiros próprios, de acordo com o anunciado pelo atual governo na Assembleia da República», este «vem aguardando melhores dias».

A lista liderada por Elidérico Viegas manifesta-se também empenhada «na criação de uma plataforma associativa única regional, em oposição a uma estratégia associativa centralista, visando afirmar o Algarve e os interesses empresariais da maior e mais importante região turística portuguesa, quer a nível regional, quer a nível nacional e internacional, dando seguimento às conversações em curso com outras organizações associativas regionais do setor nesta matéria».

 

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: V. Vitória, Ldª. (Hotel Água Marinha) – representado por Vítor Manuel Clemente da Silva

VICE-PRESIDENTE: Polvilha Sucesso, Ldª. (Grupo MGM Muthu Hotels) – Nuno Alexandre Taveira Pereira Vieira Jorge

SECRETÁRIO: AJ Cabrita-Hotelaria, Ldª (Apartamentos Turial) – Florival de Sousa Palma

 

DIREÇÃO

PRESIDENTE: Hotéis Belver, Sociedade de Gestão Hoteleira, Ldª (Hotéis Boavista e Aldeia) – Elidérico José Gomes Viegas

VICE-PRESIDENTES:

Details-Hotels & Resorts, SA (Hotéis Califórnia, Velamar, Quinta Pedra dos Bicos, Vale da Lapa) – João Carlos Rodrigues Costa

Lutz-Explorações Hoteleiras. Ldª (Vila Valverde Design & Country Hotel) – Luís Alexandre Cristo Tavares

N & L Hotéis, Ldª (Hotel Apolo) – Luís Miguel Lares da Costa Vasques

Grand Algarve, Ldª. (Hotel Grand House) – Nídia Soares de Oliveira Martins Magalhães

Glamourfutur hotels, Ldª (Aparthotel Carvoeiro) – Bruno Miguel de Duarte e Fragoso

Algarosa-Sociedade Gestora de Hotéis, Ldª. (Aldeamento Turístico Alfagar) – Catherine Christine Boute

Algarvelux – Construções e Empreendimentos, SA (Castro Marim Golfe) – David Martins

DHJ Lagos, Ldª (Hotel Lagosmar) – Carlos Alberto Esteves Pires

 

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: Balaia-Sol, Ldª.Amadeu dos Santos Rodrigues

VICE-PRESIDENTE: Castioura. Ldª (Apartamentos Ourabay) – José Carlos Martins de Castilho

SECRETÁRIO: Bajomico, Organizações Hoteleiras e Similares, Ldª (Hotel Alcazar) – César Augusto da Igreja Raposo

 

 
 

 
 



Comentários

pub