CDU apresenta soluções para garantir médicos de família à população do Algarve

Catarina Marques esteve esta quinta-feira, 20 de Janeiro, de visita à cidade de Olhão

Catarina Marques, candidata da CDU às eleições legislativas pelo círculo do Algarve, esteve, esta quinta-feira, 20 de Janeiro, de visita à cidade de Olhão, acompanhada de outros candidatos e ativistas, para, entre diversas ações, contactar com os utentes do Centro de Saúde.

Segundo a coligação, a CDU confirmou, junto dos utentes, «as consequências de décadas de desinvestimento, desmantelamento e desorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que levaram à degradação do serviço e limitaram a capacidade de dar resposta aos utentes».

A «grave situação em que se encontra o SNS, nomeadamente na falta de profissionais, no aumento do número de utentes sem médico de família, no atraso e agravamento das listas de espera para consultas, exames, tratamentos e cirurgias, põem em causa a saúde dos algarvios. E só no concelho de Olhão há mais de 5.300 utentes sem médico de família».

Como destacou Catarina Marques, «perante os problemas e dificuldades sentidos, exigia-se uma intervenção que o governo PS não quis dar. No Algarve e no país é preciso romper com este caminho e fazer a opção política alternativa, de melhoria dos serviços públicos e, concretamente, do SNS».

Na ação que a CDU promoveu em Olhão, os candidatos defenderam soluções para o SNS. «É necessário e urgente fixar e aumentar o número de profissionais de saúde no SNS e garantir incentivos para a fixação de médicos em zonas carenciadas e instituir a opção de dedicação exclusiva dos médicos e enfermeiros, com uma majoração de 50% da sua remuneração base e o acréscimo de 25% na contagem do tempo de serviço para progressão».

 



Comentários

pub