A taxa de ocupação global média, por quarto, foi de 41,3% em Novembro, no Algarve, apenas 5,8% abaixo do valor registado em 2019.
Os dados acabam de ser revelados pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Em comparação com 2020, «a ocupação média subiu 225%».
O mercado nacional aumentou 6,8% e o externo diminuiu -13,3% face a Novembro de 2019.
Em termos acumulados, desde o início do ano, a ocupação quarto regista uma descida média de 47,1% e o volume de vendas uma descida de -40,1% face ao mesmo período de 2019.
Por zonas geográficas, também em relação a Novembro de 2019, as maiores descidas verificaram-se em Monte Gordo / VRSA (-57,4%), Albufeira (-23,0%), e Carvoeiro e Armação de Pêra (-16,3).
Já o O volume de vendas aumentou 1,3% face a Novembro de 2019 e 248% face ao mesmo mês de 2020.
De resto, segundo explica a AHETA, «as vendas efetuadas através de plataformas online não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e os preços praticados».
É que, em Novembro deste ano, 28,5% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 43,7% de 2019.
«As médias não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas», conclui a AHETA.
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