Projeto de artes sonoras e teatrais decorre até Setembro de 2023 em Castro Marim

Projeto desenvolverá atividades de cocriação artística ligadas à identidade, memória e paisagem sonora castromarinense

Chama-se «Particular Universal» e é um projeto cultural internacional que vai promover artes sonoras e teatrais em todo o concelho de Castro Marim. Financiado ao abrigo do Programa Cultura do Mecanismo EEA Grants, decorrerá até Setembro de 2023.

O projeto «Particular Universal» desenvolverá atividades de cocriação artística ligadas à identidade, memória e paisagem sonora castromarinense.

Destacam-se, entre outras, a realização de duas dezenas de residências artísticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais, bem como a criação de um arquivo sonoro, de um arquivo comunitário sobre o património cultural imaterial e a produção comunitária de performances teatrais em diálogo com os habitantes do concelho.

Iniciativa da associação OUT.RA, com sede no Barreiro e reconhecida pela realização de, por exemplo, o festival OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, o projeto «Particular Universal» conta com a parceria do Município de Castro Marim, da instituição norueguesa NyMusikk, da companhia Teatro do Vestido e da associação cultural Filho Único.

Pode acompanhar todas as atividades e eventos associados a este projeto clicando aqui.


O que são os EEA Grants?

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários.
Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em
eeagrants.gov.pt

 

 



Comentários

pub