Ilha da Culatra promove limpeza de praia no âmbito do projeto “Comunidade Sustentável”

Ação irá decorrer esta quarta-feira, 1 de Dezembro, às 11h30

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação (Arquivo)

A Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), em parceria com a SCIAENA, vai desenvolver uma ação de limpeza de praia, a decorrer esta quarta-feira, 1 de Dezembro, às 11h30, como primeira atividade pública do projeto “Culatra – Comunidade Sustentável”, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s.

No âmbito da iniciativa EEAGrants, operacionalizado em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, este projeto insere-se na estratégia da iniciativa Culatra2030 – Comunidade Energética Sustentável, sendo liderado pela Universidade do Algarve.

O projeto tem como objetivo criar, no Núcleo Piscatório da Culatra, uma «comunidade energética sustentável através de uma intervenção integrada no modelo de gestão energética, gestão de resíduos, gestão da água e criação de novos mecanismos de Responsabilidade Social, assentes nos princípios da Economia Circular e Participada, Combate à pobreza energética e Coesão Social», explica a AMIC.

 

 

Trata-se de um projeto colaborativo, que «visa fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica e que resulta e tenta materializar o processo de compromisso e de mobilização da comunidade da Culatra, assumido através do Diagnóstico Participativo implementado na Ilha».

Neste documento é reconhecida «a importância e a necessidade de mudança para práticas e atitudes mais sustentáveis, rumo a uma transição energética da Ilha da Culatra até 2030».

Esta transição «terá que incorporar o respeito pela singularidade social e económica da comunidade, a preservação dos ecossistemas os seus recursos e a procura de soluções justas para a criação de um tecido social assente em princípios de circularidade».

Este projeto tem a sua estratégia assente «na melhoria dos níveis de sustentabilidade das atividades e eventos promovidos pelas coletividades locais, em contribuir para a consciencialização da comunidade sobre práticas de consumo responsáveis ou em capacitar, informar e sensibilizar os agentes da economia do mar e agentes económicos locais para a redução de resíduos sobre práticas de conservação e proteção dos recursos do mar e da ria».

Da sua estratégia faz também parte a dinamização de soluções criativas e inovadoras para o compromisso da sustentabilidade, através da criação artística, da promoção da cultura e do fomento da fruição pública dos espaços.

Neste processo, os jovens assumem especial importância, uma vez que «se pretende que seja um trabalho conjunto» e «que se afirmem enquanto agentes de mudança», conclui a AMIC.

 



Comentários

pub