Exposição, música e dança celebram dia das Cidades Educadoras em Albufeira

Exposição terá uma versão itinerante, que irá a todas as freguesias

Uma exposição sobre a história do concelho, a entrega da Carta Educativa aos representantes de várias associações culturais do concelho, música e dança fazem parte do programa de comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras da Câmara de Albufeira, que começa no domingo, dia 27 de Novembro, e dura até 24 de Dezembro.

O objetivo da autarquia é destacar o seu compromisso «com a problemática da educação, nomeadamente no que respeita à sua preocupação com as questões que se prendem com a identidade e a inclusão cultural de todas as pessoas que vivem no concelho».

No dia 27, a programação é lançada com uma cerimónia a ter lugar na sala de extensão do Arquivo Histórico de Albufeira, onde será lido o Manifesto das Cidades Educadoras e a entregue a Carta Educativa aos representantes de várias associações culturais do concelho.

A sessão também terá música e dança de diferentes países, que será garantida por um coro de Gospel, pela Associação de Capoeiragem do Sul – Muzenza Algarve e por um coro ucraniano.

«O programa conta, ainda, com a participação de Rui Carvalho, presidente do júri da Maratona Fotográfica “Imagens entre Culturas”, que falará sobre a importância da fotografia como registo histórico. Segue-se a entrega dos prémios da Maratona Fotográfica pela Cônsul Geral da Guiné Bissau em Portugal, Josefia Kosta», segundo a Câmara de Albufeira.

O programa do dia 27 termina com a inauguração da Exposição de Rua “Albufeira: passado e presente, pertença de todos”, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva.

Esta é uma mostra fotográfica «que pretende retratar a construção da identidade coletiva de Albufeira, desde a vila piscatória de outrora à chegada dos primeiros turistas, passando pela atualidade, onde o cosmopolitismo e a vivência multicultural das ruas espelha a essência acolhedora de um concelho, onde todos encontram um lugar para ficar».

Esta exposição terá uma versão itinerante, que passará por todas as freguesias. De 29 de Novembro até 3 de Dezembro, poderá ser vista no antigo edifício da Junta de Freguesia de Olhos de Água, enquanto de 6 a 10 de Dezembro estará patente no edifício da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

Seguem-se passagens no edifício da Junta de Freguesia de Ferreiras (13 a 17 de Dezembro) e no Mercado Municipal da Guia (20 a 24 de Dezembro).

«Entre 29 de Novembro até ao dia 3 de Dezembro, das 9h30 às12h30, estão previstas várias atividades na sala de extensão cultural do Arquivo Histórico, nomeadamente a demonstração de Tapeçaria em Tear Manual (Santa Casa da Misericórdia de Albufeira), a Arte de Coser Redes (Associação dos Profissionais de Pesca), Estúdio de Fotografia Antiga (Arquivo Histórico de Albufeira), Empreita e Costura de Talegos (artesãs da Divisão de Educação do Município de Albufeira), Encadernação Artesanal (Arquivo Histórico), Construção de Brinquedos de Cana (artesã Ana Barradas) e Construção de Berimbau (Associação Muzenza)».

Excecionalmente, as atividades no dia 1 de Dezembro irão decorrer entre das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

As inscrições para participar nas atividade deverão feitas através do email [email protected]. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 289 599 638/ 289 598 876.

 

 

 



Comentários

pub