CEBAL partilha conhecimento acerca da propagação vegetativa do cardo em Évora

Sessão terá componente teórica e prática

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) vai promover, esta segunda-feira, 29 de Novembro, às 14h30, o workshop “Propagação vegetativa de Cynara cardunculus”, em formato presencial, no Polo da Mitra da Universidade de Évora.

Esta é uma sessão dedicada à valorização do cardo, «um recurso endógeno bem-adaptado ao território e uma cultura com um futuro rentável e sustentável», que abordará «as diferentes técnicas e materiais de propagação das plantas desta espécie».

A ação será constituída por uma componente teórica seguida de uma componente prática de campo, «de forma a proporcionar um conhecimento da realidade produtiva deste recurso», explica o CEBAL.

O cardo «é um recurso endógeno cuja flor é utilizada na produção de queijos, mas que o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade desta planta, não só no fabrico do queijo, mas também como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais».

Por isso, segundo o centro, «a propagação de plantas de interesse é extremamente relevante para a valorização económica do cardo, garantindo a diferenciação e estabilidade produtiva».

O workshop terá uma sessão teórica e uma prática em contexto de campo. A sessão teórica ficará à responsabilidade da investigadora Liliana Marum do CEBAL, que irá falar de diferentes técnicas e materiais de propagação vegetativa, com uma análise detalhada do cardo.

A sessão prática de campo será conduzida pela equipa do projeto CynaraTeC, permitindo a todos os participantes a manipulação direta do material vegetal, com possibilidade de obtenção e plantação de mudas de cardo.

A sessão pretende chegar a produtores agrícolas, bem como a todos os agentes económicos interessados na valorização deste recurso endógeno.

A iniciativa está inserida no projeto de transferência de tecnologia – CynaraTeC, financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores
industriais no apoio à valorização do Cardo.

Para mais informações pode consultar o site www.cebal.pt, a página de Facebook do CEBAL, ou contactar através do telefone 284 314 399.

 



Comentários

pub