Utentes da Cáritas de Beja participaram em escavações arqueológicas durante sete meses

Projeto inédito junta a Cáritas e a arqueologia

Uma parceria de colaboração entre a Cáritas Diocesana de Beja e o projeto Arqueologia das Cidades de Beja permitiu, durante sete meses – entre Março e Setembro – a integração sócio laboral de dois utentes da Comunidade de Inserção e, em regime de voluntariado, de outras duas pessoas em escavações arqueológicas.

A Cáritas de Beja explica que os trabalhos, sob direção dos arqueólogos Conceição Lopes e Daniel Pinto, visaram a limpeza de todo o logradouro do Conservatório e Templo Romano de Pax Julia, bem como a Casa da Moeda do Século XV.

Estes trabalhos de arqueologia incluem-se na obra do futuro projeto de Interpretação das Estruturas Arqueológicas do Fórum Romano de Beja.

A Cáritas considera que “este gesto de grande simbolismo e humanismo demonstra que existe espaço na sociedade para que pessoas em situação de sem abrigo, acolhidas em alojamentos temporários ou de emergência, possam ser chamadas a contribuir na sociedade e para a sociedade, ao mesmo tempo que aprendem a história da Arqueologia das Cidades de Beja”.

A sua integração teve por base a metodologia “Incorpora” cuja iniciativa é apoiada pela Fundación “La Caixa”.

 
 
 



Comentários

pub