Secundária Pinheiro e Rosa participa em projeto com cidades que serão Capitais Europeias da Cultura

O objetivo é «implementar metodologias STEAM (do acrónimo em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática)»

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, vai participar, durante os próximos dois anos letivos, num projeto europeu que liga escolas e sociedade civil e que envolve cidades que estão ou estiveram envolvidas em processos de candidaturas a Capital Europeia da Cultura.

“Explore + – creative exploration of curiosity for innovative transdisciplinary, STEAM and social learning” é o nome desta iniciativa.

Com parceiros de cidades que estão envolvidas em processos de candidaturas a Capital Europeia da Cultura (Timisoara- Roménia e Chemnitz- Alemanha, já definidas como Capitais Europeias da Cultura em 2023 e 2025 respetivamente, e Faro e Cesis- Letónia candidatas para 2027), este projeto liga escolas e a sociedade civil.

O objetivo é «implementar metodologias STEAM (do acrónimo em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática), numa perspetiva de trabalho interdisciplinar do currículo escolar e de introdução de metodologias criativas e artísticas no processo educativo», explica a Secundária Pinheiro e Rosa.

Em Faro, a parceria integra ainda o Museu Zer0, a convite da estrutura dedicada à preparação da proposta de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Tendo como base as aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos, ao longo de dois anos letivos serão desenvolvidas, testadas e sistematizadas atividades nas turmas do Ensino Secundário da Pinheiro e Rosa, utilizando a metodologia STEAM, com o apoio do Museu Zer0 no âmbito do seu trabalho de mediação cultural para a Arte Digital.

Este projeto está inserido no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, no âmbito do Plano Nacional das Artes e incluirá três visitas de estudo aos países envolvidos, a implementação de uma Feira de Artes e Tecnologias e a criação de um Manual de Atividades com o trabalho desenvolvido e um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de divulgação do Manual, além da realização de uma conferência final no âmbito da programação de Timisoara Capital Europeia da Cultura 2023.

 

 



Comentários

pub