Gino mostra “As Provações por que passa uma Chapa de Alumínio” em Albufeira

Exposição está patente até 26 de Outubro

“As Provações por que passa uma Chapa de Alumínio” foi o titulo escolhido por Gino (nome artístico de Higino Gonçalves) para a exposição que está patente na Galeria de Arte Samora Barros, em Albufeira, até 26 de Outubro.

Neste trabalho, «o autor “tenta a desconstrução” da tecnologia que o alumínio envolve e a intenção que sustenta o conjunto de peças desta exposição é a de “dar novas formas ao mundo de forma a não o deformar”.

O autor explica que «foram necessários milhares de anos para a humanidade conseguir produzir alumínio. A chapa de alumínio e o seu tratamento, é um produto que envolve muita tecnologia».

Por isso, Gino tenta a sua “desconstrução” e explica: «é quase como com o nosso melhor e fiel amigo, apesar de muitas vezes sermos injustos para com ele, não lhe darmos toda a atenção que merece, ou o pisamos sem querer; a resposta é invariavelmente uma lambidela. O objetivo destes trabalhos é provar que “a realidade supera a ficção”. Ou neste caso a previsão».

Gino é nome artístico de Higino Gonçalves, formado pelo IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia foi professor de artes visuais durante dez anos, tendo dedicado parte do seu trajeto ao projeto de «gravar a ferro e fogo o seu efémero».

Depois de ter deixado de trabalhar o ferro, centra a sua atividade artística sobre o alumínio, o aço inox e o fogo, com objetivos, diz, «mais consentâneos com alguém que já não acredita em revoluções».

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

 



Comentários

pub