Festivais enchem Teatro das Figuras de teatro, música e workshops em Novembro

Iniciativas decorrerão durante o mês de Novembro

Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação (Arquivo)

A programação para o mês de Novembro do Teatro das Figuras, em Faro, será dominada por iniciativas pertencentes a quatro festivais que vão passar pela capital algarvia: o “Verão Azul”, o “Festival Internacional de Guitarra de Faro”, o “MOCHILA”, e o “MOMI”.

O “Festival Verão Azul” vai apresentar, no dia 18 de Novembro, a peça “Ele Escreveu Por 25 Tostões”, um espetáculo selecionado através de convocatória a artistas locais que participaram no Programa de Formação Artística desenvolvido em 2020. Já no dia seguinte, 19, sobe ao palco do Teatro das Figuras o espetáculo “A Importância de ser Alan Turing”, de Miguel Bonneville.

No dia 20 de Novembro, o percurso-concerto “Cantos De Trabalhos Impossíveis”, ZA!, começará no exterior, num local comunicado apenas após a reserva de bilhetes, e terminará no Teatro das Figuras, em Faro.

«Um traço comum une as transformações surgidas nos últimos 60 anos no Algarve e na Costa Brava ou em Barcelona, de onde vêm os ZA!. A atividade económica passou a estar centrada no turismo, na hotelaria, nos serviços e o ambiente natural sofreu uma crise de sustentabilidade devido à sua sobre-exploração», diz o Teatro das Figuras.

Esta transformação «radical» é um dos focos principais deste projeto desenvolvido por Eduard Pou e Pau Rodríguez (ZA!). O espetáculo-percurso foi feito com base em canções de trabalho novas e impossíveis, associadas às profissões de hoje, «atualizando o repertório tradicional das canções de trabalho algarvias centradas na agricultura e na pesca», explica.

Ainda neste dia, a festa de encerramento do Festival Verão Azul decorrerá ao som de BlackBambi, o pseudónimo de Miguel Bonneville para o seu projecto a solo, ligado à música electrónica.

 

Pauliana Valente Pimentel

 

Ainda no âmbito do Festival “Verão Azul”, de 4 de Novembro a 19 de Dezembro, estará patente a exposição de fotografia Faro-Oeste, de Pauliana Valente Pimentel, que é também uma instalação e uma afirmação política, no Museu Municipal de Faro (antigas carpintarias).

A 18 de Novembro decorrerá uma visita guiada e um debate, com a própria Pauliana Valente Pimentel a acompanhar o público na visita à sua instalação fotográfica. No final a artista, que também se fará acompanhar por um elemento da comunidade cigana, vai abrir espaço ao debate.

A Biblioteca Municipal de Faro também vai receber a passagem do festival com “Histórias Magnéticas” a 16 de Novembro, um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio dedicado à composição de bandas-sonoras para histórias infantis. Juntamente com Isabel Gaivão, interpretam ao vivo breves histórias acompanhadas por sons originais, recriando os ambientes das narrativas e construindo, em tempo real, e em conjunto com os pequenos espetadores, novos significados.

A restante programação do Festival “Verão Azul” poderá ser consultada aqui.

No âmbito do Festival Internacional de Guitarra de Faro, o Teatro das Figuras vai receber, no dia 5 de Novembro, o Concierto Andaluz pelo Quarteto de Guitarras Concordis com a Orquestra Clássica do Sul.

Este concerto «é uma obra poucas vezes tocada, quer seja pela dificuldade técnica inerente a cada solista, quer pela dificuldade de encontrar um quarteto sólido e disposto a tal», realça a organização. Enquanto obra de programa «é sem dúvida uma escolha original e adequada ao Quarteto Concordis, que reúne as competências necessárias dado o longo e significativo percurso trilhado em conjunto».

Já no dia seguinte, 6 de Novembro, António Zambujo apresenta-se em Faro, no seu registo Voz e Violão, num «reencontro do público da capital do Sul do país com um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo».

«E se há muitos mundos dentro do mundo de António Zambujo, ao vivo, quer se apresente apenas acompanhado pela sua guitarra ou se rodeie dos seus músicos, sabemos que é um cantor e músico de excelência, com uma capacidade única de cativar e comunicar com o público», refere o Teatro das Figuras.

 

António Zambujo – Foto: Flávio Costa | Sul Informação (Arquivo)

 

Quanto ao “MOCHILA – Festival de Teatro para Crianças e Jovens”, que vai realizar a sua primeira edição, «irá trazer espetáculos de companhias portuguesas de referência a vários equipamentos culturais da cidade de Faro.

No dia 4 de Novembro, o Teatro das Figuras vai receber “Romeu & Julieta”, do Teatro Praga, numa peça em que, partindo de William Shakespeare, Cláudia Jardim, Diogo Bento e Pedro Penim «andarão à volta da clássica história de amor que põe no centro da ação dois adolescentes apaixonados em rota de colisão com as suas famílias e com uma sociedade repressora».

«Num ambiente divertido de uma cozinha dentro do palco», os atores guiam os jovens espetadores participantes pela história deste romance maldito, misturando-a com a confecção de um delicioso Cheesecake batizado com o nome dos dois protagonistas shakespeareanos.

No dia 10 é a vez da peça “Parlamento Shakespeare”, uma produção da associação Bestiário, que recria um parlamento onde se vai refletir  sobre os limites de um coração apaixonado e a urgência de criar leis que governem o amor.

A restante programação do “MOCHILA – Festival de Teatro para Crianças e Jovens” pode ser consultada aqui.

Já no âmbito do “MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve”, organizado pela companhia JAT – Janela Aberta Teatro, que acontece de 22 a 28 de Novembro, o Teatro das Figuras acolhe apenas algumas das iniciativas do vasto programa de espetáculos, performances, workshops e encontros com artistas nacionais e internacionais.

 

 

Nos dias 22 e 23, o Teatro das Figuras, em Faro, irá receber o workshop de dança e teatro “Mover ou ser movido: a outra lógica do corpo”, conduzido por Tânia Garrido e, a 26, o coletivo Kulunka Teatro, de Espanha, apresenta Solitudes uma história que, através do humor, mergulha na solidão e na falta de comunicação entre os membros de uma família.

Já no domingo, dia 28 de Novembro, às 19h00, o mimo francês Benoît Turjman apresenta Le Voisin, um espetáculo em que, sem pronunciar uma única palavra, o ator consegue a façanha de fazer o público viajar pela vida da sua personagem com um humor fino e divertido que leva o espectador à gargalhada.

A restante programação do “MOMI” pode ser consultada aqui.

Fora do âmbito destes festivais há ainda espaço para mais uma exposição da primeira edição do Ciclo Emergente, desta feita A Drawing Exercise de Ana Rostron, com a inauguração a ter lugar no dia 3 de Novembro às 18h30.

Já no dia 14, domingo, às 11h30, o último espetáculo do ciclo Quem tem Faro parta a Ópera? propõe uma Serena Serenata que promete encantar toda a família, desde miúdos a grúdos.

Toda a programação para o mês de Novembro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no site do Teatro das Figuras ou nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

 



Comentários

pub