Faro vai ter Festival de Teatro para (e com) Crianças e Jovens

Lançamento acontece a 28 de Outubro com um concerto de Noiserv

A primeira edição do Festival de Teatro para Crianças e Jovens, um novo projeto da companhia LAMA Teatro, vai trazer 11 espetáculos a cinco espaços culturais e locais ao ar livre de Faro, entre 4 e 14 de Novembro.

O lançamento do Festival acontece a 22 de Outubro, às 21h30, com um concerto exclusivo de Noiserv.

O evento integrará projetos de companhias e criadores nacionais de referência, como Teatro Praga, UMCOLETIVO, Madalena Victorino e Bestiário, mas também peças de teatro juvenil.

A 4 de Novembro, no Teatro das figuras, o pontapé de saída para o festival é dado com o espetáculo Romeu & Julieta, uma criação Teatro Praga, a partir do clássico de Shakespeare, «onde Cláudia Jardim e Diogo Bento guiam os espectadores pela história de um amor maldito, misturando-a com a confeção de um cheesecake, em tempo real», segundo o LAMA Teatro.

Também no Teatro das Figuras, será possível assistir a Parlamento Shakespeare, da companhia Bestiário, a 10 de Novembro, «um espetáculo onde um parlamento, em convulsão, discute acesamente se será que uma mentira inocente também magoa».

Parlamento Shakespeare

A 6 e 7 de Novembro, o Museu Municipal de Faro recebe A Grande Viagem do Pequeno Mi, espetáculo de Madalena Victorino, em cocriação com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, sobre o poder da imaginação, inspirado no livro de Sandro William Junqueira.

Já no espaço LAMA Black Box serão apresentados, a 5 de Novembro, Escuridão Bonita, da companhia UMCOLETIVO, uma criação de Cátia Terrinca e João P. Nunes, a partir de uma história de Ondjaki, bem como Romeu e Romeu, uma peça do LAMA Teatro que encerra o Festival, a 14 de novembro.

Esta última é uma criação de João de Brito e Nuno Preto, «que parte de uma ideia de amor deixada por William Shakespeare, para colocar o público num lugar de provocação».

O Festival contará também com três espetáculos de grupos de teatro juvenil, que integram o ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos.

 

Memórias de Bambaram

 

O Estojo é «um projeto que pretende promover o sentido crítico e o pensamento nos jovens, através da utilização de ferramentas teatrais».
«Anualmente, e durante um período de 3 a 5 meses, os grupos de teatro juvenil que integram o ESTOJO trabalham na construção de um espetáculo, a partir de uma premissa comum, lançada por João de Brito. Nesta 1ª edição, integram a programação do ESTOJO: Grupo de Leitores, com o espetáculo Loop; Panápaná, com a peça Spin & Shot; e Teatro Improviso de Intervenção, com Memórias de Bambaram». Os três espetáculos serão apresentados no Auditório do IPDJ, em Faro.

Para além dos espetáculos, o Festival MOCHILA vai ainda percorrer as ruas de Faro, com a performance Gang das Mochilas, coordenada por João de Brito, Sara Martins e Marta Gorgulho. Nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de Novembro, este gang, composto por jovens intérpretes, ocupa o centro histórico da cidade, a baixa, a zona ribeirinha e as escolas do município.

Informação detalhada sobre a programação e sobre o festival pode ser consultada seguindo este link.

Destinado a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos, o Festival MOCHILA «pretende ser um espaço onde, anualmente, se promove o pensamento crítico e a reflexão, através de uma programação para a infância e juventude, desenvolvida em estreita relação com o público-alvo e com a comunidade local, numa lógica de descentralização».

«Nesta primeira edição que agora tem lugar, o Festival parte do binómio nítido/turvo e propõe às crianças e jovens que encham as suas mochilas com nitidez de movimentos, de palavras, de discernimento, de paixão e de pensamento, assistindo a espetáculos “nitidamente turvos”, que incitem o questionamento e o debate», concluiu o LAMA Teatro.

 

 



Comentários

pub