Exercício da Marinha junta navios e aeronaves de 10 países a Sul de Portimão

Exercício decorrerá até esta sexta-feira, 29 de Outubro

Foto: Rúben Bento | Sul Informação (Arquivo)

A Marinha vai organizar até esta sexta-feira, dia 29 de Outubro, o exercício SEABORDER21, a ter lugar nas áreas a Sul de Portimão, e que contará com oito navios e duas aeronaves de vigilância marítima, com cerca de 400 militares pertencentes aos países da Iniciativa 5+5 Defesa.

O exercício SEABORDER21 tem como objetivo «treinar técnicas, táticas e procedimentos de operações de segurança marítima para o exercício da autoridade do Estado no mar, assim como, reforçar a cooperação entre as Forças Armadas dos 10 países participantes», começa por dizer a Marinha.

Portugal irá participar através de um Navio de Patrulha Oceânico e duas Lanchas de Fiscalização Rápida da Marinha e uma aeronave de patrulha marítima da Força Aérea Portuguesa.

O SEABORDER21 reforça ainda «a cooperação entre as Forças Armadas dos dez países», nomeadamente, «o fortalecimento da partilha de informação entre os Centros de Operações Marítimas e o emprego operacional dos navios, aeronaves e veículos não tripulados no combate às atividades ilícitas no mar», explica.

A Iniciativa 5+5 Defesa, estabelecida em 2004, integra os cinco países da margem Norte e os cinco países da margem Sul do Mar Mediterrâneo Ocidental, como Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal e Tunísia, e visa «contribuir para a manutenção e promoção da confiança, colaboração e cooperação mútua entre as estruturas de defesa», conclui a Marinha.

 



Comentários

pub