Universidade do Algarve continua entre as 10 melhores do país no U-Multirank

Em relação ao ano passado, a UAlg apresentou melhorias em quatro indicadores

A Universidade do Algarve (UAlg) manteve a sua posição no Top 10 nacional, no U-Multirank 2021, ficando na 8ª posição, num ranking em que participam 25 instituições de ensino superior portuguesas.

A academia algarvia alcançou a classificação máxima em sete indicadores, e encontra-se ainda acima da média, com “Bom” ou “Muito Bom”, em 16 indicadores. Em relação ao ano passado, a UAlg apresentou melhorias em quatro indicadores, dois deles para a classificação máxima.

A classificação máxima de “Muito Bom” foi alcançada nos seguintes indicadores: Publicações de investigação de tamanho normalizado (Investigação); Pós-Doutorados (Investigação); Spin-offs (Transferência de conhecimento); Publicações internacionais conjuntas (Internacionalização); Docentes estrangeiros (Internacionalização); Doutoramentos internacionais (Internacionalização); Publicações regionais com parceiros industriais (Envolvimento Regional).

Este ano, foi criado um novo indicador que, apesar de ainda não integrado no ranking geral deste ano, é considerado nas classificações específicas de cada IES: Equilíbrio de Género (Ensino e Aprendizagem). Neste novo indicador, a UAlg apresenta score de “0”, com classificação máxima de “Muito Bom”, indicando igualdade de oportunidades para ambos os géneros na evolução na carreira académica.

Em anos anteriores a “Investigação”, a “Transferência de conhecimento” e a “Internacionalização” já tinham alcançado classificações máximas em resultado da estratégia de desenvolvimento da UAlg, o que, realça a academia algarvia, afirma-a «como uma universidade cosmopolita e inovadora, que aposta fortemente na produção de conhecimento e na sua transferência para a sociedade».

Este ano, a Universidade do Algarve volta a destacar-se na “Internacionalização”, com a melhoria no indicador dos doutoramentos internacionais.

Nesta edição são comparadas 1948 universidades, de 97 países em todo o mundo, tendo como base cinco critérios de desempenho: Ensino (Teaching and Learning), Investigação (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer), Internacionalização (International Orientation) e Envolvimento regional (Regional Engagement).

Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 35 indicadores, que podem ser consultados aqui.



Comentários

pub