Seis candidatos querem ser o quarto presidente da Câmara da história de Monchique

Conheça os cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Monchique na infografia no fim do artigo

O concelho de Monchique vai eleger, no dia 26 de Setembro, o seu quarto presidente da Câmara desde o 25 de Abril. Rui André (PSD) não se pode recandidatar e, por isso, será uma cara nova a ocupar a cadeira de edil no próximo mandato: André Varela (CDU), Bruno Estremores (PSD), João Duarte (Cidadãos por Monchique), José Chaparro (CDS-PP), José Gil Varela (CHEGA) e Paulo Alves (PS) são os pretendentes.

O passado indica que os monchiquenses não gostam muito de mudanças na cadeira do poder, uma vez que desde o 25 de Abril, Monchique teve apenas três presidentes de Câmara: José Manuel Nobre Furtado (PSD), entre 1976 e 1982, Carlos Tuta, entre 1982 e 2009 e Rui André (PSD), entre 2009 e 2021.

Agora, será eleito o quarto presidente da história e, da lista de pretendentes, apenas um tem experiência de governação autárquica: José Chaparro, que fez parte do executivo de Rui André neste último mandato, com os pelouros das obras públicas, regeneração e reabilitação urbana e recursos hídricos do domínio público.

No entanto, as coisas não acabaram bem e o agora candidato independente, com o apoio do CDS-PP, incompatibilizou-se com o PSD, que optou pelo líder da concelhia Bruno Estremores, para concorrer à Câmara.

Bruno Estremores, fisioterapeuta, com 43 anos, já foi a votos uma vez, em 2005, como cabeça de lista à Junta de Freguesia de Monchique, mas perdeu a corrida para a socialista Graça Batalim.

Se o candidato do PSD é estreante na corrida ao cargo de presidente da Câmara, há dois repetentes: Paulo Alves e João Duarte.

 

Monchique – Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

 

Paulo Alves, gerente bancário, 51 anos, foi também o candidato socialista em 2017, tendo conquistado 37,45% dos votos, contra os 43,5% de Rui André (diferença de 211 votos). Nessa eleição, o PSD elegeu três vereadores e o PS dois.

João Duarte, engenheiro, com 48 anos, volta a encabeçar a candidatura independente dos Cidadãos Por Monchique. Este movimento conseguiu, há quatro anos, 397 votos (11,39%) e foi a terceira força mais votada, à frente da CDU, que teve 142 votos.

Para melhorar este resultado, os comunistas apostam, este ano, no estreante André Varela, segurança, com 40 anos.

Quem também vai pela primeira vez a votos é o empresário de 58 anos José Gil Varela, o candidato escolhido pelo CHEGA, na sua estreia autárquica em Monchique.

Todos as candidaturas que apresentam lista à Câmara de Monchique também apresentam candidatos à Assembleia Municipal (AM).

O PSD aposta no advogado Paulo Rosa como primeiro nome, enquanto Carlos Almeida, atual presidente da AM, volta a ser o primeiro candidato socialista.

Entre os outros cabeças de lista, Fernando Medronho é o nome proposto pelo CDS-PP, António Justino é o concorrente pela CDU, Filomena Neves é a candidata do CHEGA e Maria Elisa Luís dos Cidadãos por Monchique.

Nas Assembleias de Freguesia, apenas a de Monchique reúne candidaturas de todas as forças políticas. Em Alferce e Marmelete, só CDS-PP, CDU, PS e PSD têm candidatos (ver infografia).

No caso de Marmelete, já se sabe que haverá cara nova, uma vez que Marta Martins, a atual presidente de Junta, já não é cabeça de lista.

Em 2017, votaram no concelho de Monchique 3.487 pessoas, num universo de 4.840 inscritos, o que corresponde a 72,05% do total (a abstenção foi de 27,95%).

 


 



Comentários

pub