“Laboratório de Aprendizagem” instala-se na EB1 Dr. Alberto Iria com apoio do Rotary de Olhão

Nova sala possibilitará a criação de cenários inovadores de ensino e aprendizagem através da disponibilização de recursos, formação e partilha de boas práticas

A Escola Básica Dr. Alberto Iria, em Olhão, vai ter um “Laboratório de Aprendizagem”, num investimento de cinco mil euros, tendo sido assinado na semana passada o protocolo de colaboração entre o município, o Rotary Clube de Olhão e o Agrupamento escolar.

Através deste projeto educativo, a nova sala da EB1 Dr. Alberto Iria possibilitará «a criação de cenários inovadores de ensino e aprendizagem através da disponibilização de recursos, formação e partilha de boas práticas», começa por dizer a autarquia de Olhão.

«Pretende-se a criação de ambientes educativos aliciantes, que favoreçam a motivação, a criatividade e o envolvimento de alunos com baixo interesse pela escola e dificuldades ao nível da integração e sucesso escolares. Serão estes os principais destinatários do novo espaço, não deixando de estar disponível para outros públicos, mediante avaliação da equipa responsável».

O protocolo, assinado pelas três entidades, estabelece as condições de parceria com vista à remodelação das infraestruturas básicas e melhoramento das condições físicas de uma sala de aula, bem como a aquisição dos equipamentos necessários para a instalação do Laboratório.

Este espaço será composto por um espaço multimédia, um multiusos, uma área de trabalho orientado, um local lúdico de aprendizagem informal e um de relaxamento.

O município de Olhão contribuirá para a aquisição dos equipamentos, que serão instalados pelo Rotary Clube local e pelo Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria.

O clube rotário suportará igualmente o custo associado à remodelação da sala de aula, cedida pelo Agrupamento escolar, nomeadamente o transporte e a instalação dos equipamentos.

O “Laboratório de Aprendizagem” terá um quadro interativo, quatro computadores de mesa, dois computadores portáteis, um vídeo-projetor e um televisor com ecrã plasma.

O espaço multiusos utilizará mobiliário reconfigurável com móveis informais: cantos de estudo, dispositivos de áudio e audiofones, livros e e-books, jogos (analógicos e digitais), bem como material de leitura, informação e pesquisa e uma área destinada à prática da meditação transcendental.

 

Assinatura do protocolo entre as três entidades



Comentários

pub