Covid-19: Taxa de vacinação em Portugal «é invejável» na União Europeia

Portugal era ontem o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19

O Presidente da República disse esta quarta-feira, 15 de Setembro, que a taxa de vacinação contra a Covid-19 em Portugal «é invejável» na União Europeia (UE), ao chegar quase aos 82% da população com vacinação completa, o que permitiu «o começo da mudança».

«Houve chefes de Estado que, eles próprios, falaram das suas situações, dizendo que ficavam aquém daquilo que gostariam e a nossa situação é invejável», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas portugueses em Roma, após se ter reunido com 14 chefes de Estado da UE na 16.ª reunião do Grupo de Arraiolos.

«Mesmo países com taxas de vacinação muito altas – dou o exemplo da Áustria – falaram em percentagens muito inferiores à nossa e outros nem falaram sequer porque a percentagem era muitíssimo mais baixa e todos perguntavam: “mas como é que é possível Portugal ter estado, aparentemente, visto de fora, tão mal e agora estar tão bem”», pormenorizou o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que, apesar de os dados «serem relativos», há «uma coisa que não é relativa, que é que a vacinação fez a diferença».

«A partir do momento em que entrou a vacinação em massa, foi também em massa que se deu o começo da mudança», adiantou o Presidente da República à imprensa portuguesa após a reunião destes 15 chefes de Estado da UE sem poderes executivos, numa iniciativa fundada por Jorge Sampaio.

Portugal era ontem o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.

Segundo o relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, já concluiu o processo de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 85%, mais de 8,8 milhões, já tem a primeira dose da vacina.

A task force que coordena a logística da vacinação estima atingir na última semana deste mês a meta de 85% da população portuguesa com a vacinação completa.



Comentários

pub