Algarve é responsável por quase 30% das dormidas de turistas em Portugal no Verão de 2021

A expectativa de hotéis, restaurantes e outros setores é que o número continue a crescer nos próximos meses.

Após a crise enfrentada em 2020, o Verão voltou a registar bons números no turismo em Portugal. O Algarve manteve a sua forte tradição de ser o destino mais visitado do país, quer por turistas nacionais, quer por estrangeiros. Alguns dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a região foi responsável por 28,6% das dormidas de turistas no país: um índice que supera os números registados em 2019 e com uma projeção de crescimento para o futuro.

Esse relatório faz parte de um estudo completo liderado pelo INE para medir a situação do turismo em Portugal.

Nos sete primeiros meses deste ano, o país recebeu um pouco mais de 5 milhões de turistas, 70% deles de origem portuguesa, o que mostra que o turismo interno ganhou força neste ano e foi o principal responsável pela recuperação do setor. Contudo, em comparação com 2019, a queda foi de quase 3% no número de visitantes.

A boa notícia é a forte recuperação do Algarve e de boa parte dos distritos da região. Com quase 30% dos turistas a escolher Faro, Portimão e Lagos para dormir, o impacto na economia foi positivo. A taxa de desemprego teve uma forte descida até o mês de Agosto. O número registou uma queda de 19,9% em relação ao mesmo mês de 2020, segundo os dados mostrados pelo Instituto de Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

Fonte: Unsplash

 

Além da queda na taxa do desemprego, o Algarve também teve uma boa resposta nos lucros dos alojamentos turísticos. A região ficou no topo das receitas, com 79,6 milhões, o que representa uma subida de 357% em comparação com 2020. Os Açores, a Área Metropolitana de Lisboa e a Madeira também conseguiram uma boa recuperação, mas ainda assim ficaram aquém dos números que haviam tido no mesmo período em 2019.

Faro mantém-se em destaque

O Algarve continua a ser a principal referência do turismo no país, seja pelas acomodações na região ou pela localização. O site Discover Cars mostra que o aeroporto de Faro possui uma boa avaliação dentro dos destinos turísticos da Europa, devido ao facto de ser bem localizado.

Além disso, o local também é uma excelente opção para o aluguer de viaturas para viajar pelo Algarve ou para cidades como Lisboa e Porto.

O distrito conta com vários locais interessantes para conhecer, como a Rota Vicentina, a Serra de Monchique, a vila de Carvoeiro e a Igreja de São Lourenço de Almancil, como mostra a lista disponibilizada pela Go to Portugal. Pode chegar a todos esses pontos com carro ou com mota, o que torna a viagem numa experiência ainda mais bonita.

 

Fonte: Pixabay

 

O Algarve é a região mais turística de Portugal e os números de 2021 mostram isso de forma objetiva.

Comentários

pub