Agosto manteve tendência de descida do desemprego no Algarve

Desemprego está a descer desde Março

O número de desempregados registados em Agosto, no Algarve, desceu 19,9% em relação ao mesmo mês de 2020, segundo os dados relativos ao oitavo mês do ano divulgados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

De acordo com estes números, o Algarve tinha, no final de Agosto, 16.366 desempregados registados nos serviços do IEFP, o que também representa uma descida de 8,7% em relação a Julho (-1566 inscritos).

Agosto de 2021, sem revezes no que diz respeito ao desconfinamento, foi melhor em termos turísticos do que o mesmo mês do ano passado, o que levou a que o número de pessoas inscritas nos centros de emprego voltasse a diminuir [ver gráfico].

Comparando com outras regiões, o Algarve foi aquela que teve a maior descida do número desempregados comparativamente com o ano passado (-19,9%). Segue-se o Alentejo (-18,8%), o Centro (-13,5%), Norte (-10,2%) e Lisboa e Vale do Tejo (-5,7%). A nível nacional, a variação foi de -10%.

No Algarve, quase todos os concelhos tiveram uma descida do número de inscritos no mês de Agosto, sendo que Portimão continua a ser o município com o maior número de desempregados registados: 2.614, mas com Loulé muito perto (2610). Faro é o terceiro concelho com mais desempregados inscritos (2264).

Albufeira que, durante meses, foi o concelho mais afetado pelo desemprego na região, surge na quarta posição, com 2106 pessoas inscritas no Centro de Emprego.

Apesar de, em Setembro, os postos de trabalho ligados ao turismo começarem a diminuir, esta quinta-feira, o primeiro ministro António Costa anunciou que, a partir de 1 de Outubro, o país entra numa nova fase do desconfinamento, que inclui a reabertura das discotecas e o fim das restrições de horário nos bares, o que pode colocar um travão em alguns despedimentos ou abrir novos postos de trabalho.

 



Comentários

pub