Porches comemora 735º aniversário do Foral

Celebrações terão lugar esta sexta-feira, 20 de Agosto, no Adro da Igreja Matriz

Porches vai celebrar o 735º aniversário da receção do Foral, concedido por el-Rei D. Dinis, com um conjunto de atividades a realizar esta sexta-feira, 20 de Agosto, às 20h30, no Adro da Igreja Matriz.

Porches celebrará esta data ao som do músico Adelino Aderneira, seguido do lançamento do livro Porches com História de Fernando Santos Graça.

O espetáculo El Laff, que interpreta músicas e danças de al-Andalus, pretenderá ainda «recordar a herança islâmica que deixou marcas notáveis um pouco por todo o Algarve e, em particular, no concelho de Lagoa», diz a autarquia lagoense numa nota enviada às redações.

Este espetáculo está simultaneamente inserido na programação do XXI Festival de Música Al-Mutamid.

«D. Dinis promove Porches a sede de concelho e concede-lhe foral em 20 de Agosto de 1286, sendo denominada por Castrum Porches, sendo esta designação de Castro habitualmente aplicada a povoações muralhadas de origem céltica ou pré-romana», explica a autarquia.

O texto do Foral de Porches dá-nos uma ideia precisa das múltiplas atividades em que esta comunidade ocupava os seus dias: na agricultura, na pesca, na caça à baleia, nas salinas, nos fornos de olaria, nos ofícios de carpinteiro e de sapateiro, entre outros.

Os lugares são limitados e serão integralmente cumpridas todas as normas sanitárias e de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde.

 



Comentários

pub