Pequenos “Heróis da Proteção Civil” recebem menção honrosa em prémio nacionais

Distinção foi atribuída pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

O projeto “Heróis da Proteção Civil”, que ensina às crianças de Albufeira comportamentos preventivos e como agir em situações de emergência, recebeu uma menção honrosa no Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Menção Honrosa será entregue a 13 de Outubro, Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe, em local a comunicar oportunamente.

No âmbito desta iniciativa, a Câmara de Albufeira está a «sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos preventivos face aos diversos riscos de catástrofe», bem como a ensiná-las «como atuar e como adquirir hábitos de segurança».

«Os temas abordados vão desde a pandemia Covid-19 à segurança na rua, incêndios, sismos, tsunamis, tornados e inundações. Os mais novos ficam a saber como podem elaborar um Plano Familiar de Emergência, o kit de emergência e o kit emergência animal, entre outros», descreve a autarquia.

A distinção que a autarquia recebeu tem «a finalidade de reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelo município de Albufeira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil», por «uma boa prática que estimula a preparação e a participação dos cidadãos no incremento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes», acrescentou.

«De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o projeto possui uma forte componente educativa e pedagógica ao envolver o público mais jovem do concelho de Albufeira e prepará-lo para os diferentes riscos de catástrofe, sem esquecer aqueles com necessidades especiais», disse a Câmara.

O projeto da autarquia albufeirense «surgiu no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, que define um conjunto de metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030».

 

 



Comentários

pub