Olhão faz «levantamento exaustivo» das carências habitacionais no concelho

Objetivo final é garantir acesso a habitação condigna a todos os munícipes

A Câmara de Olhão está a fazer desde ontem, dia 16, e até 31 de Outubro «um levantamento exaustivo das carências habitacionais no concelho», com o objetivo de «promover o acesso de todos os munícipes a uma habitação condigna».

Este levantamento será feito através de um questionário que estará disponível até final de Outubro no site do município ou em papel e entregue no edifício da Câmara.

«Esta iniciativa, que surge no âmbito do Programa 1º Direito e após a necessidade de alterar a Estratégia Local de Habitação de Olhão, permitirá continuar a conhecer a realidade habitacional dos munícipes que vivem em condições indignas no concelho de Olhão, para que posteriormente seja possível promover a melhor solução para apoiar o acesso a uma habitação adequada», descreve a autarquia olhanense.

«Para dar resposta às famílias que não podem usufruir de uma casa com as condições mínimas de habitabilidade e que vivem em situação de carência económica, é necessário conhecer as necessidades dos munícipes. Só assim será possível garantir o acesso a uma habitação condigna a quem não encontra resposta no mercado», ilustra Elsa Parreira, a vereadora com o pelouro da Habitação Social.

«A autarquia já tem conhecimento de algumas das carências existentes, que já estão diagnosticadas, mas pretendemos continuar a atualizar as necessidades habitacionais dos munícipes para podermos atuar de forma mais célere», adianta.

Uma das medidas do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, é o apoio a pessoas que vivam em situação de precariedade (violência doméstica, insolvência e sem abrigo), sobrelotação (habitação insuficiente para a composição do agregado familiar) ou insalubridade (casa sem condições mínimas de habitabilidade ou sem segurança estrutural e inadequação – incompatibilidade do fogo com as pessoas nele residentes) e cuja situação de carência económica não lhes permita suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

 

 



Comentários

pub