Música Clássica volta a Cacela Velha em Agosto

Ciclo de concertos vai ter concerto de Trio de Flautas do Algarve e um recital de Piano com Vasco Dantas

Foto: Gonçalo Dourado | Sul Informação (Arquivo)

O ciclo de concertos «Clássica em Cacela» vai regressar a Cacela Velha, nos dias 4 e 9 de Agosto, trazendo espetáculos intimistas de música clássica a lugares de interesse patrimonial da aldeia.

Nesta 10ª edição, o ciclo traz este ano dois concertos, sendo eles o Trio de Flautas do Algarve, na igreja de Cacela Velha, a decorrer no dia 4 de Agosto, às 21h00, e um recital de piano com Vasco Dantas a ter lugar no cemitério antigo, no dia 9 de Agosto, às 21h00.

O Trio de Flautas do Algarve, constituído pelas flautistas algarvias Ana Figueiras, Filipa Oliveira e Teresa Matias, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional na área da música antiga, tendo como focos principais o desenvolvimento da performance historicamente informada e a dinamização da flauta de bisel na região.

A sua atuação terá lugar na igreja quinhentista de Nossa Sr.ª da Assunção, em Cacela Velha, reconstruída após o terramoto de 1755, que providenciará a acústica ideal para este concerto, onde se ouvirão obras de compositores conhecidos do período barroco.

O pianista Vasco Dantas, cabeça de cartaz desta edição, estreou-se em 2019 em recital a solo no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e em 2017 na Grande Sala do Conservatório Tchaikovksy de Moscovo, com a Chamber Orchestra Kremlin.

A sua discografia inclui 4 álbuns, sendo eles Promenade (2015), Golden Liszt (2016), Freitas Branco (2019) e Poetic Scenes (2020).

Em Cacela Velha irá apresentar obras de Debussy, entre outros compositores, com o mar e a Ria Formosa como pano de fundo.

O ciclo «Clássica em Cacela» é organizado pelo município de Vila Real de Santo António, em colaboração com a Algartes – Associação para a promoção e desenvolvimento da música erudita no Algarve, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Pretendendo ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de Verão do sotavento algarvio, e apostando ao mesmo tempo nos jovens talentos e em reportórios menos familiares do grande público, o ciclo teve a sua primeira edição em 2008, com programação e direção artística da flautista algarvia Teresa Matias e organização do município de Vila Real de Santo António.

Os espetáculos têm decorrido em lugares de interesse patrimonial na vila de Cacela Velha, na Igreja Matriz e no antigo cemitério.

O evento tem-se vindo a afirmar, com a adesão do público a crescer de edição para edição.

A entrada para o espetáculo terá um custo de 10 euros, já para a atuação na Igreja Matriz de Cacela Velha será em donativos.

Para mais informações poderá contactar o número 281 952 600 ou enviar e-mail.

Os lugares serão limitados no contexto das regras de prevenção da Covid-19, sendo aconselhado reserva prévia através do e-mail.

As atividades culturais promovidas pelo Município de VRSA serão sempre suscetíveis a alteração, suspensão e/ou cancelamento mediante a evolução da situação epidemiológica.



Comentários

pub