Jovens voluntários do Just a Change reabilitam casas de pessoas desfavorecidas em Portimão

Grupo é constituído por 27 jovens voluntários que estão a participar no Camp In Portimão

Um grupo de 27 jovens voluntários da Associação Just a Change meteu mãos à obra e está a reabilitar três casas de pessoas desfavorecidas, durante esta primeira quinzena de Agosto, no concelho de Portimão.

Com uma média de idades na ordem dos 23 anos, os jovens voluntários que participam no Camp In Portimão prescindiram das suas férias e estão a reabilitar duas casas localizadas na freguesia da Mexilhoeira Grande e outra na freguesia de Alvor.

Os jovens, de várias nacionalidades, participaram neste projeto ao abrigo do protocolo de colaboração celebrado entre o município de Portimão e o Just a Change, cuja missão «se desenvolve por todo o país sob o lema “Reabilitamos casas, reconstruímos vidas”, e que conta com a parceria do IKEA Portugal para a zona do Algarve», diz a Câmara de Portimão, numa nota enviada às redações.

Nas três intervenções, que estão a decorrer em Portimão até 15 de Agosto, o objetivo é «proporcionar melhores condições habitacionais a idosos que vivem em condições de precaridade e padecem de carências económicas comprovadas, alguns com filhos a cargo, assegurando os voluntários todos os trabalhos necessários, nomeadamente em paredes e telhados e ao nível das infraestruturas de saneamento básico e da rede elétrica».

Cabe ao município portimonense «garantir algum apoio financeiro e questões logísticas» como é o caso do alojamento e despesas de alimentação dos 27 jovens participantes nesta missão, sendo o grupo constituído por 15 rapazes e 12 raparigas.

 

 

Os trabalhos que decorrem numa casa situada na zona rural do Arão, na freguesia da Mexilhoeira Grande, construída há cerca de 120 anos e onde mora uma idosa acamada e o seu filho, entretanto alojados em casa de familiares até à conclusão dos trabalhos, estão a ser acompanhados de perto pela vereadora da Câmara de Portimão com o pelouro da Ação Social e Saúde, Teresa Mendes.

O diretor do Camp In de Portimão, João Tavares, explica que a habitação «encontrava-se em muito mau estado, estando a equipa do Just a Change a reforçar as paredes e a substituir o telhado, além da criação de uma casa-de-banho, da instalação de uma bancada de cozinha e da colocação do sistema elétrico e da rede de esgotos, entre outras intervenções, como a criação de janelas e a pintura final do imóvel. Temos aqui oito voluntários, que respeitam um plano de obra e o relatório previamente elaborado sobre questões de segurança, para que tudo corra pelo melhor».

 

 

Sobre o alcance deste serviço de voluntariado, a vereadora Teresa Mendes explica que a autarquia «tem uma grande dificuldade na ajuda a pessoas com habitação própria, nomeadamente em áreas isoladas, porque a legislação não nos permite intervir, já que se trata de casas particulares».

«Portanto, esta parceria representa uma grande oportunidade, primeiro porque acabámos por ajudar pessoas carenciadas e que precisam bastante de condições de habitabilidade, de todo inexistentes, e depois porque este projeto envolve jovens e promove a cidadania ativa e a vertente solidária, tão importantes quer para quem recebe a ajuda, quer para quem presta essa mesma ajuda».

«Trata-se de uma parceria fantástica, porque o investimento autárquico é pequeno, tendo em conta as obras em curso e, se não fosse assim, seria quase impossível criar esta qualidade de vida aos idosos abrangidos”, considera a autarca, para quem “esta magnífica experiência é uma aposta ganha, de repetir para o ano caso haja oportunidade», explica a vereadora.

Ao concordar com o vaticínio da vereadora, João Tavares reforça: «Não somos uma empresa de construção, resumindo-se esta atividade, no fundo, à componente humana, pois não só reabilitamos casas, como tentamos mudar a vida das pessoas para melhor».

«Em causa está a sua reintegração na sociedade, porque muitas delas já há muito se sentem afastadas. O nosso envolvimento, que proporciona um aprendizado humano sem preço, consegue alterar este tipo de comportamentos introspetivos e até criamos sinergias com a vizinhança, sempre pronta a ajudar».

Do seu ponto de vista, «o balanço desta experiência em Portimão é muito positivo, já que os beneficiários viviam todos em péssimas condições – sentimos que a nossa presença lhes fez uma diferença enorme. Para isso muito contribuiu a autarquia, que está a ajudar os seus munícipes, sendo merecedora de reconhecimento pela excelente forma como nos tratou nestas duas semanas».

 

 

Para Ana Barbosa, responsável pela área da sustentabilidade do IKEA Portugal, «ações deste género fazem todo o sentido, porque acreditamos que a casa é o lugar mais importante do mundo e que todos devemos ter uma habitação segura e confortável».

«Infelizmente, essa não é a realidade, mas nós – desta forma – podemos chegar a famílias carenciadas e proporcionar-lhes uma casa digna. Portanto, nada poderia fazer mais sentido à nossa empresa do que contribuir para uma missão que pugne por esse propósito. Assim, e durante este verão, vamos poder apoiar, através do Just a Change de municípios como o de Portimão, um total de 15 famílias no Algarve, o que é muito impactante», sublinha Ana Barbosa.

A associação “Just a Change” foi fundada em 2010, tendo reabilitado até ao momento mais de 220 casas e 60 instituições sociais, melhorando as condições de habitabilidade de cerca de 4.700 beneficiários em 18 municípios do país, com a colaboração altruísta de cinco mil voluntários.

«Qualquer pessoa pode inscrever-se no “Just a Change” sendo a maioria dos voluntários estudantes universitários, sobretudo das áreas de Medicina, Engenharia, Direito e Letras, que aproveitam o período das férias de verão para darem uma mãozinha a quem mais precisa», esclarece João Tavares.



Comentários

pub