Escolas do Algarve conquistam 4º melhor resultado em campanha do “Electrão”

Escolas recolheram um total de 23.850 quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados

São 29 os estabelecimentos de ensino do Algarve que participaram e juntos conquistaram o quarto melhor resultado na 10ª edição da campanha “Escola Electrão”, tendo recolhido um total de 23.850 quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os estabelecimentos de ensino do distrito de Faro «reuniram cerca de 22.723 quilos de equipamentos elétricos, 450 quilos de lâmpadas e 677 quilos de pilhas», diz a associação Eletrão.

Na classificação por pontos, o primeiro e único estabelecimento de ensino do distrito a surgir no TOP10 é a Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro), em 9º lugar, que recolheu 2.754 quilos.

Seguem-se a Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro), em 11º lugar, Escola Básica Rio Arade (Parchal, Lagoa), em 13º,  Escola Básica de São João da Venda (Loulé), em 24º.

A lista com a classificação das escolas pode ser consultada no site da campanha.

Em primeiro lugar, a nível nacional, ficou a Escola Secundária de Serpa, a única a participar no distrito de Beja, com quase 33 mil quilos de equipamentos recolhidos.

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados da campanha «duplicaram nesta 10ª edição face ao ano letivo anterior», realça.

No último ano, a campanha reuniu um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110% em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.

A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.

«Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa», sublinha Pedro Nazareth, diretor-geral do Electrão.

As escolas participantes «recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros», explica a associação Eletrão.

Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros.

Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, «um jogo digital, inovador e pedagógico, que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem e valorização de resíduos».

Já o desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha, também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

A “Escola Electrão” tem como objetivo «o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem», tendo a campanha já permitido, em dez edições, «a recolha de cerca de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes», conclui a associação Eletrão.

 



Comentários

pub