Empresa algarvia vai cultivar 10 hectares de canábis para fins medicinais em Castro Marim

Empresa terá ainda uma fábrica em Vila Real de Santo António

A CANNPRISMA, empresa 100% portuguesa, tem desde hoje, a autorização oficial para cultivar, processar, importar e exportar produtos à base de canábis para fins medicinais, por parte da PSP e por parte do INFARMED, agência governamental portuguesa responsável perante o Ministério da Saúde, que avalia, autoriza, regula e controla medicamentos para uso humano – inclui cannabis medicinal – bem como produtos de saúde.

A unidade de cultivo e processamento da CANNPRISMA, com 10 hectares, situa-se no concelho de Castro Marim e «contempla cerca de 3000 metros quadrados de estufas e infraestruturas de suporte com tecnologia de última geração, respeitando todos os padrões de qualidade exigidos (acompanhando sempre que possível todos os requisitos das GMP) o que permite vir a obter flor de elevada qualidade», salienta a empresa.

No final de 2021, prevê-se a conclusão da construção da fábrica, assim como, a sua autorização de funcionamento GMP por parte do INFARMED. Esta unidade fabril GMP, instalada em Vila Real de Santo António, já possui uma decisão de aptidão do INFARMED.

A autorização garantida significa que toda a atividade desta empresa algarvia, cumpre com as Good Agricultural and Collection Practices (GACP).

«A situação pandémica que se vive desde o início do ano passado atrasou o processo de obtenção da licença definitiva, mas que ficou agora concluído com a inspeção presencial bem-sucedida, do INFARMED», revela a empresa.

Este licenciamento já esteve sujeito a uma inspeção por parte da Polícia de Segurança Pública, que confirmou o cumprimento de todas as regras de segurança, de acordo com a legislação em vigor (Portaria nº83/2021).

A CANNPRISMA acrescenta que as suas futuras instalações da indústria farmacêutica a criar em Vila Real de Santo António, juntamente com a obtenção da sua licença definitiva, vão ao encontro da «estratégia da empresa de estar presente em toda a cadeia de valor do negócio da canábis medicinal, assim como, na verticalidade do negócio da empresa (P&D, cultivo e colheita, secagem, embalamento, processamento, extração, API de cristalização, fabricação de medicamentos, engarrafamento e rotulagem)».

É que, salienta, «Portugal reúne, neste momento, as melhores condições estratégicas para a implementação desta nova área de negócio: o clima, localização, recursos humanos, conhecimento, política, legislação aplicável, entre outras».

Existe um «grande potencial para se tornar um país líder na pesquisa, na produção e, também, como um dos maiores exportadores de canábis medicinal da Europa».

«O rigor, a qualidade, a segurança e a clareza exigida pelas entidades licenciadores portuguesas contribui de uma forma definitiva para que Portugal venha a ser a melhor opção para o cultivo e para a produção de produtos à base de canábis medicinal para o mundo inteiro, cumprindo ainda todos os requisitos em termos de ética empresarial», considera ainda.

A CANNPRISMA é uma empresa presente no mercado da Canábis Medicinal, sendo a primeira constituída com capital 100% português. Tem como objetivo tornar-se uma referência a nível mundial na Investigação e desenvolvimento, Cultivo, Colheita, Secagem, Processamento, Extração, Cristalização-API, Fabrico de medicamentos e acondicionamento de Canábis medicinal.

Todos os sócios e colaboradores partilham da preocupação social de vir a fazer parte de uma cadeia de valor que fornece medicamentos, preparações ou substâncias à base da planta de Cannabis Sativa L. com uma qualidade Premium.

A CANNPRISMA possui uma equipa experiente e qualificada na indústria agrícola e farmacêutica, que uniu forças para realizar um sonho comum: fornecer produtos na cadeia de valor da canábis medicinal, produzidos em ambiente GMP, com uma qualidade Premium e diferenciada para um número crescente de pacientes, que encontram alívio nas propriedades terapêuticas da planta de canábis.

«A nossa atuação no mercado leva em consideração a comunidade, agindo de forma confiável e honesta com todos os nossos parceiros e com o meio ambiente. Acreditamos que nos devemos preocupar com a natureza e com quem nos rodeia, garantindo um futuro sustentável e brilhante para as próximas gerações», garanten a empresa.

 

 
 

 
 



Comentários

pub