Viaturas turísticas decoradas promovem cultura portuguesa em Albufeira

Exposição inaugural irá decorrer esta quinta feira, 29 de Julho, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira

O projeto Roadart irá expor  viaturas de transporte turístico decoradas, numa mostra a decorrer esta quinta-feira, 29 de Julho, entre as 19h30 e as 21h30, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira, com a presença de todos os designers participantes, bem como das empresas parceiras responsáveis pela cedência das viaturas.

Este projeto visa «promover a cultura portuguesa de uma forma inovadora, criativa e interdisciplinar», em que «a visão de jovens designers se irá cruzar com a promoção do Património Artístico e Cultural Português, através da decoração de viaturas de transporte turístico», diz a Roadart em nota enviada às redações.

A exposição contará com a presença dos sete designers selecionados para o projeto, sendo eles ASUR, Bruno Boto da Cruz, Fernando Madeira “Phermad”, Gorete Matias, João Matias, Liliana Barata e Patrícia Rodrigues.

Estarão também presentes os responsáveis pelas empresas de animação turística parceiras do projeto, nomeadamente a Extremo Ambiente, Happy Van, Portitours, Tuk Andrade e Zebra Safari Tours.

Após a realização desta exposição, todas a viaturas decoradas ficarão em circulação pelo Algarve, passando pelos locais onde, habitualmente, cumprem o serviço de atividades de animação e transporte de turistas.

«Ao tratar-se de uma exposição itinerante a decorrer no Algarve ao longo de três meses, futuramente serão organizados desfiles conjuntos em vários locais, com o objetivo de estabelecer uma relação entre o público visitante e o público residente», acrescenta a organização do Roadart.

Todas estas iniciativas têm como objetivo «valorizar a cultura portuguesa através da interpretação inovadora dos jovens designers, valorizar a região do Algarve e divulgar ainda os operadores turísticos que aceitaram integrar o projeto através da cedência de viaturas que foram decoradas».

Fazendo referência a símbolos icónicos de Portugal, a organização do Roadart pretende «promover a cultura nacional junto dos visitantes através da apresentação e divulgação de fatores de diferenciação do património».

Esta iniciativa conta com a colaboração do município de Albufeira, estando a exposição inaugural sujeita a todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O projeto “Roadart – design em movimento” decorre no âmbito da candidatura ao Programa Garantir Cultura pela Geoflicks, com apoio do Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 



Comentários

pub