Teatro das Figuras tem dança, teatro e música de Maria João Pires e Júlio Resende em Agosto

“Figuras à Rampa” está também em destaque na programação do Teatro

O Teatro das Figuras, em Faro, vai ter em destaque na sua programação para Agosto, em termos de música, Maria João Pires e Júlio Resende, três dias de dança com o concurso “Dançarte”, e também teatro com a peça “Em Abril sai o Bicho do Covil”. Já o “Figuras à Rampa” vai acontecer de 19 a 27 com cinco concertos na rampa de acesso ao Teatro.

Já a partir de hoje, 30 de Julho, e até domingo 1 de Agosto, o Teatro das Figuras recebe o “Dançarte”, «um concurso destinado a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, que a Associação Beliaev Centro Cultural organiza anualmente», diz nota enviada às redações.

Esta sexta-feira e sábado, 30 e 31 de Julho, decorrem as apresentações dos bailarinos com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos, que irão competir entre estilos variados como a dança clássica, contemporânea, de caráter, jazz, hip-hop e sapateado. Por fim, no domingo, irá decorrer a gala com os premiados.

Desde 2016, o “Dançarte” tem também um concurso de coreografia, destinado a coreógrafos contemporâneos.

Quanto à musica, está em grande destaque na programação, a 7 de agosto, o espetáculo “Alexandra, a voz do Fado”, numa coprodução com a Orquestra Clássica do Sul.

A fadista Alexandra que, entre muitos outros projetos, ficou conhecida do grande público como a protagonista do musical ‘Amália’, será a convidada especial.

Acompanhada pelos seus músicos e pela Orquestra Clássica do Sul, a fadista apresenta-se ao público «num espetáculo único, em que fado e música erudita andam de mãos dadas numa simbiose perfeita».

«Numa programação que se estende para lá das suas portas», o Teatro das Figuras, em parceria com o município de Faro, apresenta “Diálogos Musicais” entre Maria João Pires e Júlio Resende.

O espetáculo está agendado para 13 de Agosto e decorrerá ao ar livre no Largo da Sé, em Faro.

«Este concerto sublime é uma surpreendente aventura que começou em Dezembro de 2019 quando Maria João Pires e Júlio Resende se apresentaram em conjunto num espetáculo quase privado em Belgais, em que confluíram os espíritos criativos de ambos os artistas. E se a pandemia os obrigou a cancelar os planos de continuar uma digressão mundial deste projeto logo em 2020, chega finalmente a oportunidade rara em que os vamos poder escutar», explica o Teatro das Figuras.

Num só piano, cada um dos artistas ocupará o seu espaço à vez, «como se de um bailado se tratasse, uma conversa deambulante em que cada um dá espaço ao outro para dizer o que sente, num diálogo musical constante, único e ousado».

Maria João tocará Schumann, Chopin, Scarlatti, Bartok, Schubert e Bach para, depois, Júlio Resende improvisar a partir desses autores e do cancioneiro fadista.

Já a 14 de Agosto a programação regressa ao Teatro das Figuras, propriamente dito, com mais uma coprodução com a Orquestra Clássica do Sul para o espetáculo “Música de Filmes”, numa «oportunidade única para ouvir a música de alguns dos maiores filmes de sempre tocada ao vivo por uma orquestra».

Na segunda quinzena de Agosto, mais precisamente de 19 a 27, vai decorrer o Figuras à Rampa com concertos na rampa de acesso ao Teatro das Figuras.

Serão cinco noites que vão juntar artistas nacionais consagrados, entre eles Capitão Fausto, NEEV ou The Legendary Tigerman, a projetos locais emergentes como The Mirandas, Galopim, Catalina ou o Infante.

Os bilhetes têm o preço de 10 euros, sendo uma percentagem da receita entregue à Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro.

Quanto ao teatro, o espetáculo “Em Abril sai o Bicho do Covil” está agendado para 25 de Agosto. Trata-se de uma criação artística, interpretação e texto com assinatura de Tânia Silva, a partir de contos de Mia Couto, cruzando o trabalho de vídeo e imagem de Ana Brandão, numa coprodução do município farense, Teatro das Figuras, Faro 2027 e Museu Municipal de Faro.

Os horários serão definidos em função da evolução da situação pandémica e comunicados no site e nas redes sociais do Teatro das Figuras.



Comentários

pub