Figuras à Rampa novamente reagendado para a segunda quinzena de Agosto

The Legendary Tigerman, NEEV, Tiago Bettencourt ou Capitão Fausto são alguns dos concertos

Foto: Flávio Costa | Sul Informação (Arquivo)

O Figuras à Rampa, uma série de cinco concertos que vai juntar artistas nacionais consagrados a locais emergentes, foi novamente adiado para a segunda quinzena de Agosto, entre os dias 19 e 27, na rampa do Teatro das Figuras, em Faro. A iniciativa contará com as atuações anteriormente previstas, sendo os horários dos concertos anunciados em breve.

Os reagendamentos sucessivos desta iniciativa devem-se às restrições imposta pela pandemia.

«Com as atuais restrições [limitações de circulação na via pública a partir das 23h00]», o Figuras à Rampa «teria que ter concertos a começar às 20h00, uma vez que, temos também as bandas do SouthMusic, que vão fazer a primeira parte dos espetáculos, e isso é algo de que não abdicamos», explica Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, ao Sul Informação.

«Ora, no Algarve, um espetáculo às 20h00, no Verão, não faz grande sentido», uma vez que, «a essa hora, ainda de dia, as pessoas estão a sair da praia, o que não se torna convidativo», acrescenta.

Ainda em suspenso está a realização das “Noites F” e do festival “Açoteia” (num formato diferente).

Quanto ao Figuras à Rampa, arrancará no dia 19 de Agosto com a atuação, primeiro, do projeto de Faro Galopim, um dos mais aplaudidos pela indústria musical que assistiu ao concerto dado pela dupla no âmbito da 1ª edição do South Music e, depois, com a banda “Variações”, criada para o filme de tributo a António Variações, que, ao vivo, «irá pôr todos a dançar e a cantar algumas das canções mais belas e intemporais da pop portuguesa», explica a nota enviada às redações pelo Teatro das Figuras.

Tiago Bettencourt irá atuar no dia seguinte, a 20 de Agosto, «um dos maiores artistas que Portugal viu nascer nas duas últimas décadas, músico, cantor e autor de várias canções que todos conhecemos e sabemos cantar de cor». Antes subirá a palco Nanook, um “one man show” que irá apresentar melodias envolventes, tendo o blues e a folk como pano de fundo.

No dia 21 de Agosto, o Figuras à Rampa irá receber o compositor, multi-instrumentista, intérprete e escritor, NEEV, que «promete não deixar de fora do reportório “Dancing in the Stars”, o tema que o levou à final do Festival da Canção deste ano, tornando-se no artista mais votado pelo público».

Antes, a noite começará com «mais um talento do Algarve em ascensão», o cantor, rapper e compositor Infante, que mistura rap e R&B, hip-hop e soul, servidos pelo seu timbre inconfundível.

Na noite de 26 de Agosto, The Legendary Tigerman vem a Faro «entregar amor em forma de rock’n’roll», prometendo «reativar as nossas memórias mais felizes de concertos em noites de Verão, mesmo com a distância de segurança que irá separar-nos e a máscara que esconderá os nossos sorrisos», acrescenta a organização.

Nesta altura o público «já terá entrado em modo regresso ao futuro», com o blues e o rock das décadas de 50, 60 e 70 da banda algarvia The Mirandas, que atua antes do The Legendary Tigerman, e que «há muito conquistou o sul e está agora de olhos postos nos restantes pontos cardeais de Portugal e do Mundo».

Os concertos dos Capitão Fausto e de Catalina assinalam o encerramento do evento, a 27 de Agosto.

A banda de Lisboa, que em 2020 coroou uma digressão nacional pelos teatros com um concerto esgotado no Campo Pequeno ao lado da Orquestra Filarmonia das Beiras, vai voltar a tocar ao vivo depois da experiência Sol Posto, um filme-concerto que levou os fãs a mais de 70 salas de cinema, tornando-o num dos filmes mais vistos do ano.

A noite começa com o pop, R&B e soul de Catalina, uma artista do Algarve que se lançou a solo após a participação no “The Voice Portugal”, em 2017, mas que antes integrou vários projetos musicais da região como “GRYT”, “Epiphany” e “Gaijas”.

Os bilhetes têm o preço único de 10 euros, sendo uma percentagem da receita entregue à Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro.

Todos os espetáculos serão gravados e transmitidos em diferido nas redes sociais do Teatro das Figuras, para que o maior número de pessoas possível possa ter acesso a estes concertos.

O Figuras à Rampa tem o objetivo de «responder ao Programa Garantir Cultura numa parceria da Metrónomo com o Teatro das Figuras e o Município de Faro, enriquecendo a programação do Teatro mas também a oferta cultural da cidade, num caminho para a retoma e regresso aos espetáculos».

No evento haverá «um forte investimento em talento consolidado e na sua conjugação com os artistas locais escolhidos para integrarem a programação, selecionados a partir dos projetos participantes no South Music».

Os espetáculos envolvem ainda equipas, estruturas, fornecedores, empresas de prestação de serviços no âmbito audiovisual, que desta forma têm oportunidade de voltar a operar, promovendo-se uma retoma gradual do setor ao trabalho.

«Este projeto traduz-se num esforço colaborativo com entidades municipais, imprensa local e nacional e contempla o apoio direto a um tecido essencial, também em crise: a restauração e hotelaria», conclui o Teatro das Figuras.



Comentários

pub