Silves volta hoje à Idade Média com concertos, gastronomia e torneios medievais

Este ano não se realizará Feira Medieval devido a questões pandémicas

(Foto de Arquivo)

A cidade de Silves volta a recuar até à Idade Media esta sexta-feira, 30 de Julho, com as ruas do centro histórico da cidade a encherem-se de cor, adereços e sons medievais. Até 22 de Agosto, os visitantes poderão encartar-se com memórias da Feira Medieval que, este ano, não se realizará devido a questões pandémicas.

Quem visitar Silves durante esta iniciativa da autarquia poderá encontrar «uma cidade engalanada, passear pelas suas ruas decoradas com os adereços habitualmente utilizados nas edições da Feira Medieval e registar o momento num dos diversos cenários com história», diz a autarquia silvense em nota enviada às redações.

Cenários com história, noites do Al-Andalus, um torneio medieval, concertos no Castelo e a gastronomia típica desta época com os Paladares Medievais serão alguns dos pontos altos da iniciativa.

Durante 24 dias, o Silves Medieval vai apresentar diversas propostas de animação, uma para cada noite do evento.

Assim, o castelo de Silves vai abrir portas para quatro concertos a decorrer nos dias 30 de Julho, com Al-Folk e Arakisati, 31, com os Arabian, 1 de Agosto, com Alhambra e Emad Selim, e 2, com os Albaluna. O ingresso para cada um dos concertos tem o custo de três euros.

A liça montada junto à praça al-Muthamid vai trazer os torneios medievais de volta à cidade, entre os dias 3 e 12 de Agosto, com uma sessão única por dia.

No Castelo de Silves vão ter lugar, entre 13 e 22 de Agosto, as noites do Al-Andalus, com os Wayam Ensemble. Os ingressos para cada um destes eventos têm um custo de cinco euros.

Todos os espetáculos terão início às 21h00, cumprindo as normas e orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Os ingressos poderão ser adquiridos online e nos locais habituais, podendo também ser adquiridos no dia e local, a partir das 19h00, caso haja lugares disponíveis.

A estas iniciativas junta-se os Paladares Medievais, um evento gastronómico que contará com a participação de mais de três dezenas de restaurantes aderentes, entre 30 de Julho e 22 de Agosto.

Os restaurantes irão incluir na sua ementa um prato medieval, que poderá ser um petisco, uma tapa, uma sobremesa ou uma refeição completa.

Na área envolvente aos estabelecimentos aderentes haverá animação de rua, diariamente, a partir das 18h30.

No pátio al-Andaluz, localizado em frente ao edifício dos Paços do Concelho, a autarquia vai também apresentar um pórtico, localizado na rua 5 de Outubro, «a assinalar a entrada num ambiente mágico», e obras de arte inspiradas no Alcorão que decoram a habitual mesquita, já erguida junto ao torreão da cidade.

A Câmara Municipal de Silves deixa ainda o convite a «visitar e a experienciar este ambiente único, vivido em território aspirante a Geoparque Algarvensis».

 



Comentários

pub