Ministro Ricardo Serrão Santos vai mergulhar com as amêijoas ao largo de Lagos

Viveiro da Oceano Fresco é «único no mundo»

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, vai dar um mergulho e conhecer de perto as amêijoas que são produzidas pela Oceano Fresco num viveiro de 100 hectares em mar aberto, «único no mundo», existente ao largo da costa de Lagos, na sexta-feira, dia 23 de Julho, às 15h00.

O ministro, acompanhado por Helena Vieira, diretora-geral de Política do Mar, vai visitar esta aquacultura especializada em bivalves, onde se cultivam amêijoas boa e mancha, no âmbito do Roteiro da Economia e Empreendedorismo Azul.

Este é um projeto da empresa Oceano Fresco, «no qual o cultivo é feito com recurso a metodologias científicas para a seleção e reprodução das espécies de amêijoa nativas europeia, ameaçadas por espécies invasoras de baixo valor nutritivo», segundo o Ministério do Mar.

Esta aquacultura começou a ser instalada em Junho de 2020 e representa um investimento de 3,1 milhões de euros, assegurado por fundos comunitários do Programa MAR 2020, por capitais próprios e ainda com recurso a uma plataforma de financiamento colaborativo através de empréstimo (crowdlending).

O objetivo da empresa é produzir 300 toneladas destes bivalves por ano, quando o viveiro estiver na sua capacidade máxima.

«A pesca comercial está interdita no viveiro, o que criou um efeito de santuário para a preservação da biodiversidade marinha», conclui o ministério.

 



Comentários

pub