Lagoa desenvolve plano estratégico para se reforçar como «município educador»

Plano Estratégico Municipal para a Educação de Lagoa pretende dotar o município de uma ferramenta de trabalho para a orientação da ação na área da educação

O município de Lagoa tem a decorrer a construção do “Plano Estratégico Municipal para a Educação de Lagoa” (PEMEL), que pretende materializar a opção estratégica que a autarquia tem vindo a prosseguir na colocação deste domínio no centro das políticas de desenvolvimento sustentável do seu território.

O PEMEL pretende dotar o município de uma ferramenta de trabalho para a orientação da ação neste domínio, definindo «uma visão partilhada com os agentes locais acerca do modelo de cidade educadora que se pretende, potencializando as pessoas, as organizações e os recursos que constituem toda a rede educativa do concelho», diz o município.

A participação e o envolvimento da comunidade educativa e educadora na construção do PEMEL foi a opção metodológica assumida, possibilitadora da resposta às suas expetativas e aspirações, relativamente ao projeto coletivo “Lagoa, Cidade Educadora”.

A concretização da estratégia municipal para a educação, enquadrada nos princípios da Carta das Cidades Educadoras, com a qual o município se encontra comprometido desde 2017, constitui «mais um elemento de consolidação de uma educação integral num sistema complexo, onde o concelho se constituí como um agente educativo permanente, plural e poliédrico, capaz de potencializar uma mudança social», afirma a autarquia.

A elaboração do PEMEL tem percorrido sucessivas etapas de mapeamento e sistematização da informação sobre os aspetos mais relevantes da resposta educativa de Lagoa, de reflexão e organização sobre as metas a atingir e os compromissos daí decorrentes.

«Este é um documento diferenciador, um documento dinâmico e atualizado, que responde às necessidades de gestão e decisão na condução das políticas educativas municipais, que trará algumas inovações no processo de recolha e tratamento da informação sobre a situação do município em termos de sucesso escolar, apoios e medidas específicas para os alunos, e sobre os projetos e intervenções em curso nas escolas e na comunidade», explicou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Para o alinhamento da comunidade educadora da autarquia nas propostas e orientações estratégicas do PEMEL, estão a ser refletidas as opções dos projetos em curso no concelho, tendo em vista a sua convergência, explorando as potencialidades de inovação e orientação criativa para a ação.

Será também lançado um processo alargado para a sua disseminação e respetiva capacitação, entre Setembro e Novembro, culminando com ações de boas práticas por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que será celebrado a 30 de Novembro.

Com o PEMEL, pretende-se «reconhecer e estimular a capacidade inovadora e criativa da rede de agentes educativos, reforçando Lagoa como município educador», acrescenta a autarquia.

A proposta de uma metodologia colaborativa pretende também «estimular o trabalho em rede de forma coesa, facilitando a resposta de todos os parceiros, desde os pais, aos estudantes, passando pelos professores, formadores, empregadores e agentes da comunidade, para os atuais desafios de retoma e recuperação da dinâmica social e económica, com recurso a uma estratégia educadora consistente e mobilizadora de médio e longo prazo», conclui o município.

 



Comentários

pub