João Rodrigues mostra o «ASul profundo» do mar do Algarve na Baixa de Faro

Curadoria a cargo da ALFA para esta iniciativa da Câmara de Faro

Foto: Vico Ughetto – ALFA

Um polvo, um tubarão-azul, uma zangada moreia ou um dos símbolos da Ria Formosa, o cavalo-marinho. Todos estes seres subaquáticos da costa algarvia estão expostos ao ar livre, no Jardim Manuel Bivar, em Faro, em fotos em grande formato de João Rodrigues, premiado em vários concursos internacionais e colaborador regular da revista National Geographic.

As imagens da mostra «ASul Profundo» são apresentadas num conjunto de dez estruturas expositivas que albergam 18 fotografias, dispostas ao longo do jardim e acessíveis a quem por lá passa e que agora tem «um pretexto para parar e apreciar a fauna e flora que apesar de estar perto de nós, não conseguimos apreciar de forma tão próxima e intimista como agora».

A informação sobre cada fotografia pode ser consultada pelo tablet ou smartphone, através dos QR-codes.

 

Foto: Vico Ughetto – ALFA

A curadoria da exposição é da ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve, que desenvolveu o design das estruturas em colaboração com uma empresa de Olhão, tendo convidado para esta primeira exposição de rua o conceituado fotógrafo João Rodrigues, que também realizou o filme “Cavalos de Guerra”, que retrata os cavalos-marinhos da Ria Formosa e com o qual foi distinguido em vários festivais de cinema ambiental.

O promotor da exposição é a Câmara Municipal de Faro, que procura, com esta iniciativa, uma maior fruição dos espaços ao ar livre e a continuação das iniciativas que visam dinamizar a cidade de Faro como candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

Para a ALFA, esta exposição de rua e a concretização do projeto das estruturas expositivas são «um marco importante para a associação, porque não só contribui para uma ampla difusão da fotografia a um público universal, que muitas vezes não sente interesse em visitar uma galeria, mas que gosta de apreciar fotografia», como demonstra que a associação «está preparada para os novos desafios expositivos que privilegiam os espaços ao ar livre, devido ao contexto pandémico em que vivemos».

A exposição de rua «ASul Profundo», estará patente até Outubro e naturalmente aberta 24 horas por dia, estando prevista a sua posterior colocação noutros locais do concelho.

 

Fotos: Vico Ughetto – ALFA

 

 



Comentários

pub